MADEIRA Meteorologia

Santa Cruz celebra a sua Feira do Livro com homenagem às histórias que nos fazem

Data de publicação
09 Abril 2025
15:11

A IV Feira do Livro de Santa Cruz decorre entre os dias 22 e 27 de abril, na promenade dos Reis Magos, no Caniço, sob a direção técnica de Raquel Gonçalves e Rafaela Rodrigues. Esta edição celebra o poder das histórias — aquelas que nos contam, nos moldam e que ainda estão por ser escritas. Como destacou a organização, “somos a nossa própria história”, e esta feira será um espaço vivo onde se festejam as narrativas que fazem de nós quem somos.

  • Santa Cruz celebra a sua Feira do Livro com homenagem às histórias que nos fazem

Na apresentação pública, que decorreu esta quarta-feira, a presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Élia Ascensão, sublinhou o esforço de descentralização cultural do concelho, com grande parte do investimento camarário canalizado para fora da sede. Enalteceu os nomes em destaque, como António Zambujo, que atua a 26 de abril às 21h00 com o madeirense André Santos, e o escritor Gonçalo M. Tavares, responsável pela curadoria do documentário ‘Mãos que Trabalham - A tradição é o que era’, que exalta o património humano e cultural de Santa Cruz.

  • Santa Cruz celebra a sua Feira do Livro com homenagem às histórias que nos fazem

Outro momento alto é o lançamento do primeiro livro editado pelo município — ‘Histórias à solta em Santa Cruz’, com texto de Raquel Gonçalves e ilustração de Válter Sousa. A obra, que percorre lugares icónicos do concelho, será apresentada no dia 22 de abril, às 14h30. Raquel Gonçalves destacou ainda a forte presença de autores nacionais e regionais, como Valentina Silva Ferreira, Susana Gramilho, David Machado, Susana Moreira Marques e Xavier Miguel.

  • Santa Cruz celebra a sua Feira do Livro com homenagem às histórias que nos fazem

Durante os seis dias da feira, o programa inclui apresentações de livros, espetáculos, oficinas criativas, fogo de artifício, teatro e momentos dedicados à liberdade e à memória, com destaque para os 500 anos de Camões e a celebração do 25 de Abril.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas