MADEIRA Meteorologia

Roteiro percorre 27 capelas da Madeira que deviam ser “mais visitáveis”

Data de publicação
27 Maio 2025
17:52

Foi apresentado esta terça-feira, no Museu das Cruzes, o livro ‘Roteiro: Capelas ao Luar (2016-2020)’, publicação que reúne e atualiza os conteúdos dos folhetos distribuídos ao longo das visitas realizadas no âmbito do projeto Capelas ao Luar, promovido pela Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Ambiente, que dá a conhecer 27 capelas visitadas entre 2016 e 2020 nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Calheta, Santa Cruz, Machico e Porto Santo.

Os textos, da autoria de Rita Rodrigues e Paulo Ladeira, foram elaborados com base em investigação rigorosa, ainda que adaptados a uma leitura acessível a um público generalista e curioso. A coordenação editorial esteve a cargo de Francisco Clode de Sousa, com design de Pedro Clode e paginação de Jorge Abreu.

A edição integra fotografias de vários autores, incluindo registos do fundo do inventário da Direção Regional da Cultura e imagens partilhadas por visitantes ao longo dos anos.

  • Roteiro percorre 27 capelas da Madeira que deviam ser “mais visitáveis”

O projeto Capelas ao Luar, iniciado em 2016, promoveu visitas guiadas a capelas habitualmente inacessíveis ao público, destacando a sua relevância no património artístico e religioso da Região. Entre 2016 e 2020, contou com cerca de quatro mil participantes, enalteceu aos jornalistas Francisco Clode, que almeja que estas capelas sejam “mais visíveis” um dia.

“O lançamento deste livro é também um apelo para se conseguir que [estas capelas] se possam tornar mais visíveis, que seja possível com mais frequência abrir ao público estas capelas com as devidas condições de segurança. Estou convencido de que quanto mais se conhecer o património, mais o estamos a proteger. A ignorância não é amiga da salvação, por isso é tão importante se fazer trabalhos de conservação e restauro”, afirmou o coordenador da obra.

A apresentação contou com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do secretário regional que tutela a Cultura, Eduardo Jesus.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas