A candidatura ‘Ribeira Brava em Primeiro’ à Autarquia daquele concelho, nas eleições de 12 de outubro, considera que a mobilidade é um eixo central no desenvolvimento harmonioso do Município.
As características geográficas do território, embora desafiantes, não podem continuar a ser um entrave ao bem-estar e à qualidade de vida da população. Por isso, o movimento Ribeira Brava em Primeiro (RB1), liderado por Marco Martins, apresenta um conjunto de medidas estruturantes e sustentáveis para o mandato 2025-2029.
Entre as propostas mais relevantes, aquela candidatura destaca o levantamento e a reabilitação integral da rede viária municipal, garantindo maior segurança e eficiência na circulação. Aponta ainda a reformulação da estação intermodal da Ribeira Brava, com novas coberturas e sanitários públicos, e a realização de um estudo para a criação de uma nova estação intermodal no Campanário, junto ao nó da via rápida. Por outro lado, adianta a construção de três plataformas multifuncionais sobre o leito canalizado da ribeira que, segundo o candidato Marco Martins, integrarão, estacionamento, zonas de lazer, espaços ajardinados e passagens pedonais em pontos estratégicos da vila.
Entre outras medidas, aquele movimento reafirma a aposta na melhoria contínua do sistema de transportes públicos.