MADEIRA Meteorologia

Mercado Quinhentista volta hoje a Machico com fogo-de-artifício e recriações da época

Data de publicação
06 Junho 2025
14:32

O Mercado Quinhentista regressa hoje ao concelho de Machico, na zona leste da Madeira, com um programa composto por diversas atividades que recriam a época de 1500, envolvendo 700 participantes e 42 grupos regionais.

O tema desta 18.ª edição do certame é “Mesteres: O saber nas Mãos”, sendo “uma forma de lembrar e enaltecer todos os obreiros e artífices que fizeram destas Ilhas Atlânticas um testemunho da audácia e determinação do povo português”, é realçado no programa do evento.

O Mercado Quinhentista, que decorre na Baixa de Machico, contará com a participação de nove grupos nacionais e internacionais, que promoverão espetáculos, durante três dias, de música, dança, teatro, acrobacia, malabarismo, magia, falcoaria, entre outros.

O desembarque dos navegadores Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco na baía de Machico, seguido do cortejo dos mestres, às 16:30 de sábado, é um dos pontos altos da iniciativa, que se prolonga até domingo.

Nesse dia, outros dos destaques são o torneio a cavalo e o teatro de fogo ‘O Alquimista’.

O Mercado Quinhentista é organizado pela Escola Básica e Secundária de Machico desde 2006 e atrai todos os anos milhares de residentes e turistas ao centro da cidade.

O evento, que cresceu ao longo dos anos e passou a contar com apoios da Câmara de Machico e do Governo Regional, está também agora inserido no programa do Festival do Atlântico da Madeira, que inclui um conjunto de espetáculos piromusicais.

Está, assim, previsto um espetáculo piromusical para as 23:00 de hoje na baía de Machico, após o cortejo “Os mestres do quotidiano” e um teatro de fogo intitulado “Da forja à espada”.

O Mercado Quinhentista é um projeto sociocultural e pedagógico, que pretende sensibilizar para a defesa da identidade cultural madeirense, contando com a participação de associações culturais, outros estabelecimentos de ensino e instituições sociais do concelho.

“Do mesmo modo que foi na baía de Machico que atracaram os primeiros navios portugueses, que Zarco e Tristão Vaz pisaram pela primeira vez terras insulares, que se rezou a primeira missa, se edificou a primeira igreja da ilha e se instituiu a primeira capitania do Reino, é em Machico que se desafia o presente e se aposta no turismo histórico”, é realçado na página oficial do evento.

O certame este ano conta com um apoio de até 25 mil euros por parte do Governo Regional, é referido numa nota de imprensa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas