MADEIRA Meteorologia

Madeira acolhe Congresso de Educação Artística que conta já com 45 propostas de quatro continentes

Data de publicação
29 Setembro 2025
9:09

O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, irá realizar o Congresso Internacional de Educação Artística 2026 (CIEA) nos dias 12, 13 e 14 de março, no Funchal, em coorganização com a Direção Regional de Educação. “O evento constitui um espaço de encontro e reflexão sobre a educação artística, reunindo profissionais das artes, da educação e da investigação, e à data, já recebeu 45 propostas de intervenção, apresentadas por 91 proponentes de quatro continentes, provenientes de vários países”, anunciou o estabelecimento dedicado ao ensino artístico em nota de imprensa..

As inscrições para assistir presencialmente ou à distância encontram-se abertas a preço reduzido até 30 do corrente mês, com valores progressivos conforme a data de formalização. Mais informações estão disponíveis na página oficial do evento: http://cea.conservatorioescoladasartes.com.

  • Madeira acolhe Congresso de Educação Artística que conta já com 45 propostas de quatro continentes

Conforme salienta o Conservatório, estarão presentes representantes de vários países como Portugal, Brasil, China, América, Letónia, Itália, Nova Zelândia, Espanha e Alemanha. A nível nacional, de entre várias instituições, contaremos com as Universidades do Porto, Lisboa e Aveiro, sendo que a nível internacional, entre várias, contaremos com a University of Auckland (Nova-Zelândia), Università d’Annunzio Chieti-Pescara (Itália) e Berklee College of Music (EUA).

O interesse pelo CIEA inclui também entidades culturais e redes de relevância nacional e internacional, entre as quais: Plano Nacional das Artes (Portugal), o Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, e o anfitrião, o Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode. Segundo a organização do CIEA, “o elevado número de propostas e a diversidade de instituições reforçam a importância do congresso como plataforma internacional para pensar a educação artística, do currículo à inovação pedagógica e às políticas culturais”.

As propostas submetidas distribuem-se por sete grandes eixos temáticos, refletindo a diversidade de práticas e investigações no campo da educação artística, nomeadamente:

· Artes Visuais e investigação pedagógica

· Teatro, performance e mediação cultural

· Dança e práticas corporais

· Música, educação musical e património

· Interdisciplinaridade, cidadania e participação comunitária

· Inovação pedagógica, bem-estar e tecnologias (IA)

· Políticas públicas e estratégias para a educação artística

A representação académica no projeto estende-se a nível nacional e internacional. Entre as instituições portuguesas que submeteram propostas encontram-se a Universidade de Lisboa, através do Instituto de Educação (UIDEF), da Faculdade de Belas-Artes (CIEBA-FBAUL) e do antigo núcleo FPCEUL/IEUL; a Universidade NOVA de Lisboa, com o polo INET-md da FCSH; a Universidade de Aveiro; o Instituto Politécnico da Guarda, em regime de parceria; a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia; a Universidade de Évora, representada pela Escola de Artes e pelo CESEM; a Universidade do Porto, por intermédio da Faculdade de Belas-Artes e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade; o Instituto Politécnico do Porto, através da Escola Superior de Educação (ESE-IPP) e do CIPEM; e o Instituto Politécnico de Lisboa, representado pela Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), em articulação com o INET-md e o CIPEM. Estão ainda diretamente envolvidas a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto.

Fora de Portugal, a colaboração é igualmente ampla e inclui “universidades e centros de excelência” internacionais, como a University of Auckland e a Auckland University of Technology, na Nova Zelândia; a Università d’Annunzio Chieti-Pescara, em Itália; e várias instituições brasileiras, entre as quais a Universidade de São Paulo (USP), a UNICAMP, a UFMG, a UFV, a UFOP, a UFAM e a UNESP (FAAC). A Universidade de Zaragoza, em Espanha, marca também presença através da Faculdade de Educação, assim como a Riga Pardaugavas Music and Art School, na Letónia, a Musikschule “Heinrich Schütz” Gera, na Alemanha, e o prestigiado Berklee College of Music, nos Estados Unidos da América.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas