MADEIRA Meteorologia

Livro de Cláudia Faria homenageia Elisabeth Phelps, figura marcante do Funchal oitocentista

Data de publicação
25 Março 2025
10:19

No próximo dia 27 de março, pelas 18h00, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato será palco do lançamento de um livro que homenageia Elisabeth Phelps, uma mulher notável do Funchal oitocentista, cujo nome permanece vivo na toponímia da cidade. A obra, editada pela Letras Lavadas, é assinada por Cláudia Ferreira Faria e conta com um prefácio de Dora Gago, professora integrada no CHAM da Universidade Nova de Lisboa e ex-diretora do Departamento de Português da Universidade de Macau.

Elisabeth Phelps, nascida Dickinson, deixou a Inglaterra para se juntar ao marido, Joseph Phelps, cuja família residia na Madeira desde 1784. Mulher de personalidade forte, dividia o seu quotidiano entre a gestão doméstica de uma casa com onze filhos e vários criados, e o seu ativo envolvimento na sociedade madeirense. Destacou-se na área social e cultural, promovendo a educação de meninas carenciadas através da Escola Lancasteriana e organizando serões literários, musicais e teatrais na sua residência.

  • Livro de Cláudia Faria homenageia Elisabeth Phelps, figura marcante do Funchal oitocentista

“Elisabeth Phelps foi uma mulher do seu tempo, mas também à frente do tempo”, refere a autora, que sublinha que o seu legado está espelhado não apenas na história da Madeira, mas também no impacto que teve nas comunidades locais e britânicas.

Pioneira também na consciência ambiental, incentivava os seus convidados a plantar uma árvore na Quinta do Prazer sempre que ali se reuniam. Além disso, organizava excursões pela ilha, evidenciando um espírito aventureiro e independente pouco comum às mulheres da sua época, lembra ainda.

O livro traça o percurso de vida de Elisabeth Phelps desde a sua chegada ao Funchal até ao regresso a Londres, em 1860. Segundo a autora, Cláudia Ferreira Faria, esta obra é o resultado de uma investigação iniciada em 2008 sobre a família Phelps, um clã ligado ao vinho, ao bordado e ao ensino na Madeira oitocentista. O objetivo é divulgar a relevância desta família e contribuir para um melhor entendimento da história da Madeira.

A investigação da autora tem sido apresentada em colóquios e publicadas em revistas nacionais e estrangeiras, reforçando a importância dos Phelps na história económica e social madeirense.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas