MADEIRA Meteorologia

Instituto do Mundo Lusófono presta homenagem ao escultor Francisco Simões

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Junho 2023
12:37

O Instituto do Mundo Lusófono vai homenagear, no próximo dia 23 de junho, no Parlamento madeirense, o escultor Francisco Simões, uma das grandes referências do mundo das artes, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional.

Conforme esclarece Márcia Sousa, curadora do projeto, a exposição "Liaisons" (ligações) "é um diálogo entre o artista, Francisco Simões, e a sua coleção", dado que vai ser possível admirar obras de Vieira da Silva, Arpâd Szenes, Rafael Canogar, Pablo Picasso, Moita Macedo, Júlio Resende, lado a lado com as pinturas e as esculturas de Francisco Simões.

"O projeto reúne nomes incontornáveis da cultura, nacional e estrangeira. É uma forma de voltar a trazer a público a obra de Francisco Simões, na Madeira, juntando um conjunto maior do escultor na Assembleia Legislativa", disse a responsável.

A arte em forma de cerâmica, escultura e pintura fica mais próxima dos madeirenses e porto-santenses, "dando a conhecer esta vertente multifacetada e experimentalista do escultor, em diálogo cruzado com os grandes nomes que habitam a sua casa. No fundo, é a casa do senhor Escultor que vem para a Casa da Democracia", aditou Márcia Sousa.

O catálogo tem ainda depoimentos do filósofo Edgar Morin, dos presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal e a visão da curadora de como "estas ligações artísticas se articulam com a Madeira e com a vida de Francisco Simões".

De recordar que o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visitou, no passado dia 23 de maio, a Galeria e o Atelier do Escultor, em São Roque, no Funchal.

Na ocasião, José Manuel Rodrigues destacou a importância do Parlamento reunir obras de um conjunto de artistas, muito raras de apreciar numa única exposição, convidando, por isso, todos os madeirenses e porto-santenses a visitar a mostra que reúne nomes consagrados da arte portuguesa e internacional.

De assinalar que esta homenagem está inserida no Fórum Económico Internacional que acontece na Madeira de 22 a 24 de junho e tem o alto patrocínio do Instituto do Mundo Lusófono, da Assembleia Legislativa da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas