O conto 'Fios de Ariadne' venceu o Prémio Literário Horácio Bento de Gouveia tendo sido apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, pela autora, Maria Cecília Vieira, que concorreu sob o pseudónimo Fortunata Machado.
Segundo o júri, a narrativa premiada "é um novelo inspirador do património cultural de São Vicente que convida o leitor a percorrer os caminhos e as histórias das gentes de São Vicente. Paralelamente, homenageia a diáspora madeirense e os labirintos de coragem que tomam este cantinho da ilha um mundo colorido de histórias e vivências intelectuais. É finalmente um desafio a cada um de nós, à nossa paciência e ao amor que nos liga uns aos outros, motores de esperança e de novos fios que se perpetuam no tempo através das memórias".
O Prémio Literário Horácio Bento Gouveia visa incentivar a produção literária, inédita, de cidadãos singulares nacionais, contribuindo, assim, para o enriquecimento do património linguístico nacional.
A Câmara Municipal de São Vicente assinala o êxito desta iniciativa que ao longo dos anos tem fomentado a criatividade, permitindo o aparecimento de contos inéditos.
Iolanda Chaves