A exposição ‘Olhares de Origem’, inaugurada na Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, organizada pelo Pelouro da Diáspora e das Migrações, sob a tutela da vereadora Ana Bracamonte, torna-se itinerante e percorrerá vários espaços do Funchal.
De acordo com uma nota divulgada pela Câmara do Funchal, esta exposição está agora patente no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, entre os dias 8 e 24 de setembro.
O trabalho fotográfico foi criado pelo fotógrafo luso-venezuelano Juan Gomes.
“A exposição apresenta retratos e narrativas que destacam as experiências, os desafios e as contribuições da comunidade migrante para o município. Cada imagem funciona como um fragmento visual da história pessoal de quem migrou, refletindo as suas raízes culturais e identidades, criando oportunidades de visibilidade e voz à comunidade migrante, promovendo o respeito, a integração e o diálogo intercultural na nossa sociedade”, pode ler-se na mesma nota.
Na inauguração desta exposição, ontem, no CCIF, Ana Bracamonte destacou que este projeto permitiu “reconhecer que a nossa terra é, atualmente, também um destino de chegada, de acolhimento e de diversidade” e “o futuro da cidade do Funchal escreve-se também com estas vidas, com estes rostos, com estes olhares.”
Na exposição estão representados vários países como o Egipto, Nepal, São Tomé e Príncipe, Angola, China, Itália, Tunísia, Paquistão, Bangladesh, Alemanha, Ucrânia, Roménia, Brasil e a Venezuela.