‘Guardei Tudo o Que Não Pude Ser’, da artista Érica Gomes, inaugura na próxima sexta-feira, dia 31 de outubro, às 18h30, no Centro de Desenvolvimento Humano da Fundação Cecília Zino, no Funchal. Esta mostra marca a segunda edição da Open Call ‘Jovens Talentos FCZ – Artes Visuais’, que visa promover a criação artística entre jovens madeirenses.
A iniciativa pretende criar uma programação cultural de portas abertas e contribuir para a redução das desigualdades sociais, promovendo a acessibilidade à fruição cultural. Desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal do Funchal e a Direção Regional da Cultura, a Open Call premiou quatro jovens artistas com bolsas para a produção de obras que serão exibidas ao longo dos próximos meses na sala multiusos da Fundação.
Érica Gomes descreve a sua exposição como uma reflexão sobre a adolescência, entendida como “um espaço de construção e fragmentação simultânea”. A artista explica que o conceito de ‘Mal d’archive’ introduzido por Jacques Derrida, se aplica à urgência de registar momentos fugazes da juventude, mas também ao desconforto com aquilo que essas recordações revelam ou ocultam. Este sentimento alimenta o processo artístico e a representação de uma identidade em formação.
A exposição estará aberta ao público até 2 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, com entrada gratuita.