MADEIRA Meteorologia

Conhecidos vencedores do Prémio Literário João Augusto d' Ornelas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Setembro 2021
11:22

Nesta primeira edição, foram entregues ao júri para apreciação, quarenta e quatro candidaturas. Maria do Carmo Marques com o conto intitulado "Regresso a Casa", Ilídia Henrique Vale com "Penélope" e Carla Fernanda Martins Lopes com "A Promessa" foram as eleitas.

Nesta primeira edição, foram entregues ao júri para apreciação, quarenta e quatro candidaturas, as quais foram analisadas conforme o regulamento, designadamente, escritas em prosa, sob a forma de conto e redigidas em português, de tema livre, estando patente no enredo, direta ou indiretamente, no mínimo, uma alusão às vinhas e/ou vinho Madeira, cuja cultura é uma marca da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, sob pseudónimo, e sem qualquer forma de identificação dos autores do texto.

O júri do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, constituído por três elementos de reconhecido mérito e idoneidade, nomeadamente, Naidea Nunes, Francisco Fernandes e Lília Mata, efetuou a apreciação das obras conforme os critérios definidos no regulamento do concurso. Após a análise dos trabalhos a concurso, o júri, por unanimidade, deliberou propor a atribuição do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, 2021, ao conto intitulado "Regresso a Casa", da autoria de Maria do Carmo Marques, moradora na freguesia do Caniço, que apresenta uma linguagem cuidada e acessível, envolvendo o leitor e prendendo a sua atenção ao longo do conto. O assunto escolhido, para além de se enquadrar no proposto a concurso, aborda uma temática de elevada sensibilidade e humanidade - o envelhecimento - apelando ao despertar de sentimentos e reflexão sobre a condição humana.

Mais deliberou o júri propor a atribuição de menções honrosas aos contos "Penélope", de Ilídia Henrique Vale, natural de Vila Nova de Gaia, destacando-se a erudição e as características literárias da linguagem utilizada, focando a realidade da época dos descobrimentos e os primórdios da comercialização do vinho Madeira, e "A promessa", de Carla Fernanda Martins Lopes, natural do Funchal, que, para além do enquadramento temário, procura explicar as origens do autor que dá nome ao Prémio literário.

O vencedor do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, nesta 1.ª edição, receberá um valor monetário de 1500 euros, que será entregue durante uma sessão cultural pública, a realizar no Município de Câmara de Lobos, no próximo dia 4 de outubro. O trabalho vencedor, com o 1.º prémio, e as menções honrosas, serão editados em livro, no decorrer do próximo ano.

Recorde-se que o Prémio Literário João Augusto d’ Ornelas, promovido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, surgiu com o intuito de homenagear e divulgar o nome do ilustre João Augusto d`Ornelas, que nasceu no Estreito de Câmara de Lobos, a 24 de agosto de 1833, tendo falecido no Funchal a 11 de julho de 1886 e ainda, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; promover e incentivar a criação literária.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas