A II Feira do Livro de Santa Cruz foi hoje apresentada na Casa da Cultura e irá realizar-se na Promenade dos Reis Magos já na próxima semana, entre os dias 20 e 25 de abril.
Com direção Técnica de Raquel Gonçalves e Rafaela Rodrigues, e Direção Pedagógica de Filipa Gomes, a Feira apresenta reforço da programação e várias novidades.
A Feira decorre sob tema 'Para Cima e Não para Norte', título pedido de empréstimo a um livro da escritora Patrícia Portela, que marcará presença nos dois primeiros dias da Feira com um 'Workchoque para gente rebelde', dedicado ao público mais jovem, e uma conversa literária, moderada por Sofia Escourido, editora e especialista em literatura contemporânea.
Na apresentação, foram ainda destacadas algumas das novidades desta Feira, que incluirá, pela primeira vez, sessões de cinema ao ar livre no recinto da Feira, numa parcERIA com o Funchal Screenings. São filmes baseados em obras literárias, com destaque para 'Os anos super 8', realizado por Annie Ernaux, vencedora do Nobel da Literatura no ano passado.
O evento literário voltará este ano a marcar os 49 anos do 25 de abril, com um reforço da aposta nesta vertente. Assim., no dia 24, haverá concerto com o cantor Fernando Tordo, uma das vozes mais importantes da música de intervenção em Portugal, seguido de um espetáculo pirotécnico.
No dia 25 de abril, terá lugar uma conversa em redor da liberdade com os jornalistas Jorge Sousa e Daniela Maria, o historiador Nelson Veríssimo e o padre José Luís Rodrigues.
A II Feira do Livro de Santa Cruz volta a fazer uma ponte bastante forte com as escolas do concelho, prevendo a organização que passem pela Feira perto de 1500 crianças.
Há também reforço da presença de livreiros, dada a aposta ganha o ano passado.
De resto, a Feira apresenta um programa bastante diversificado, com várias oficinas criativas, apresentações de livros, Dança, espetáculos de marionetas, teatro e encenações pelo Teatro bolo do Caco, e Contar com Letras pelo Teatro Experimental da Camacha.
No âmbito das novidades, há ainda a destacar a Feira Arte ao Mar, pelo Coletivo Quimera, uma Oficina de Repentismo por Roberto Moniz, e a apresentação de um livro, produção da Divisão de Cultura de Santa Cruz, que sensibiliza para a questão animal.
Na música há a destacar a presença de Entre Música e Poesia por Joana Alegre, André Santos e Vicente Palma, no dia 20, e as Canções de Intervenção, por Varejenta e Convidados, no dia 25. Sem esquecer o grande espetáculo 'As Canções da Minha Vida, por Fernando Tordo, na noite do dia 24.
Na apresentação, a vice-presidente Élia Ascensão destacou o reforço da programação cultural do concelho que a Feira do Livro já representa, sublinhando a aposta e reforço da programação, nomeadamente com a presença de um escritor nacional, Patrícia Portela, e de Fernando Tordo. Sublinhou, ainda, o caráter descentralizador da iniciativa, que tem como palco a importante cidade do Caniço.
Filipe Sousa, presidente da autarquia, interveio e reforçou que esta Feira é mais um sinal da dinâmica que o concelho tem vindo a conquistar e que reforça Santa Cruz como lugar de paragem obrigatório.