A Câmara Municipal do Funchal, através da sua Divisão de Educação, realiza no próximo dia 30 de maio, pelas 14h00, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o Seminário de Empreendedorismo e Cidadania - Ano letivo 2021/22, intitulado "Mostra Escolas Felizes".
O Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania, da responsabilidade do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania Global da Universidade Aberta, destina-se a alunos do 1º Ciclo e da educação pré-escolar de escolas do Funchal que aderiram ao projeto, com o objetivo de contribuir para a promoção de competências empreendedoras e de cidadania, bem como de "soft skills", essenciais para que as crianças consigam relacionar-se melhor consigo e com os outros, melhorar a sua capacidade de partilhar ideias, emoções e valores, de trabalhar em equipa, de lidar positivamente com os desafios da vida pessoal, familiar, social e educativa, bem como na capacidade de formar cidadãos e comunidades humanas positivas, democráticas e inclusivas. Desta forma, o projeto "Educação para o Empreendedorismo e Cidadania" tem como foco investir na formação de cidadãos que saibam gerir de forma criativa e ética, com resiliência e responsabilidade os desafios que lhes forem sendo colocados.
A Mostra Escolas Felizes concretiza-se no Seminário de encerramento deste projeto no ano letivo 2021/22 e tem como objetivo apresentar e debater as experiências vivenciadas pelas comunidades educativas que têm desenvolvido os programas Piratas dos Sonhos, Exploradores de Sonhos e Brincadores de Sonhos. Porque a felicidade é a finalidade principal de toda a educação, o projeto Empreendedorismo & Cidadania, em que se enquadram estes programas, visa a promoção de ambientes positivos e colaborativos. Somente assim, é possível reunir as condições para a construção dos alicerces de uma vida feliz. Os momentos de reflexão e de partilha de atividades da Mostra Escolas Felizes apresentam como tem sido desenvolvida essa construção.
A Mostra está organizada em três partes distintas: exposição dos trabalhos realizados por seis das escolas participantes no projeto, painel "Construir Escolas Felizes" e espetáculo com as apresentações das escolas. A exposição continuará patente ao público no dia 31 de maio no Teatro Municipal Baltazar Dias.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 26 de maio.