O festival madeirense Carvão em Brasa soma oito nomeações nos Iberian Festival Awards 2026. “Nada mau para um festival ‘teimoso’ da Madeira”, refere o Estúdio 21 – Associação Cultural e Social das Ilhas, responsável pelo evento, acrescentando: “Não vamos fingir surpresa. Ficámos contentes, claro, mas quando se trabalha com alma e teimosia, às vezes estas coisas acontecem.”
O festival que conta com o JM como media partner está nomeado nas categorias Best Small Festival, Best Touristic Promotion, Best Communication & Marketing Strategy, Best Hosting and Reception, Best Live Performance (PT/ES) – com Rossana, Contribution to Sustainability, Best Festival Photo – por Carolina Santiago, Contribution to Equality e Best Video Coverage – por Óscar Silva.
Para a organização, estas distinções reforçam o reconhecimento do público. “A Madeira sabe fazer cultura com identidade, atitude e consciência social, mesmo quando o orçamento obriga a criatividade a andar com o turbo ligado”, refere a organização na nota enviada ao JM.
O Estúdio 21 sublinha ainda que o festival “só brilha porque não está sozinho”, agradecendo o apoio de várias entidades públicas e privadas, entre as quais a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, An Island Apart, Barreirinha Bar Café, Tulipa Madeira, JM Madeira, NOS Madeira, Cerveja Coral e Road Crew. Segundo o comunicado, são parceiros “que não aparecem só na fotografia, aparecem no resultado”.
A par destes apoios institucionais, o Carvão em Brasa destaca a “comunidade próxima de pequenos negócios, empreendedores e amigos” que tem mantido o festival vivo “mesmo quando parecia impossível”.
Com as oito nomeações, o festival consolida-se como “um dos projetos culturais mais vibrantes da região”, demonstrando, refere a nota, que “a Madeira tem muito para mostrar e zero vontade de abrandar”.