MADEIRA Meteorologia

Bienal de Arte e Design leva exposições às 10 freguesias do Funchal

Data de publicação
31 Março 2025
14:26

No âmbito da primeira Bienal de Arte e Design do Funchal, atualmente a decorrer na capital madeirense, irá decorrer um ciclo de exposições temáticas nas diversas juntas de freguesia do município, com inauguração agendada para os dias 1, 3 e 4 de abril. As exposições permanecerão patentes até 2 de maio e irão, posteriormente, percorrer as dez juntas de freguesia até ao final da Bienal.

Esta terça-feira, dia 1 de abril, às 17h00, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria recebe a exposição ‘Alterações Climáticas em Banda Desenhada’. Através das aventuras de BIA e do seu companheiro robótico CARAMUJO, a mostra propõe uma viagem pelo tempo, abordando desafios ambientais da Madeira e a importância da ação humana na proteção do planeta.

  • Bienal de Arte e Design leva exposições às 10 freguesias do Funchal

A exposição, promovida pela Sétima Dimensão, divide-se em três secções: ‘Futuro Verde’, que retrata um cenário sustentável no ano 2125; ‘O Poder do Fogo’, sobre o papel do fogo na civilização e os incêndios na Madeira; e ‘As Águas da Madeira’, que explora o impacto das aluviões na ilha. A iniciativa inclui atividades para jovens, como a oficina ‘Desenha o Futuro Verde’ e a construção do jogo de tabuleiro ‘Caminho para a Sustentabilidade’.

A Junta de Freguesia do Monte acolhe, a partir de 3 de abril, às 16h00, a exposição ‘Vivências’, organizada pela Associação de Cultura e Arte Nonsense Urbano (ANÚ). A mostra convida os participantes a refletirem sobre a relação dos habitantes com a cidade, utilizando a fotografia, colagem e pintura para explorar a dinâmica urbana. O projeto decorre em três fases: mapeamento e registo fotográfico, exploração de novas linguagens visuais através da manipulação de imagens e, por fim, a exposição dos trabalhos desenvolvidos.

No dia 4 de abril, às 17h00, a Junta de Freguesia de Santa Luzia inaugura a exposição ‘Papel da Semente’, promovida pela Associação My Madeira Island. Esta oficina-exposição ensina a criação de papel artesanal a partir de materiais reciclados, incorporando sementes que podem germinar. Os participantes vão aprender a fabricar papel semente e a criar postais inspirados na Madeira, que poderão ser plantados posteriormente. A iniciativa visa incentivar a reciclagem, o upcycling e a consciência ambiental, aliando criatividade e sustentabilidade.

Conforme mencionado, as três exposições fazem parte da Bienal de Arte e Design e estarão em itinerância pelas juntas de freguesia do Funchal até junho.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas