MADEIRA Meteorologia

Artes e ofícios tradicionais da Madeira na Festa da Flor

Data de publicação
30 Abril 2025
12:30

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira vai voltar a marcar presença na Festa da Flor, um dos principais cartazes turísticos da Região.

Numa ação organizada pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto, diferentes artes e ofícios ganham forma e destaque através de uma mostra representativa com exposição, venda e oficinas de Bordado da Madeira, Barrete de Orelhas e Brinquedos em Madeira.

Numa localização privilegiada, na Placa Central da Avenida Arriaga, junto à Sé, e no Espaço das Artes e Ofícios Tradicionais da Madeira, na Rua dos Ferreiros, o IVBAM apresenta, ao público em geral, as Artes e Ofícios Tradicionais da Madeira com o intuito de promover estas artes tão identitárias da cultura regional e que tão bem se enquadram nesta celebração.

No stand localizado na Placa Central esta ação decorre de 1 a 25 de maio, de segunda a domingo das 10h às 19h e no Espaço das Artes e Ofícios Tradicionais da Madeira, na Rua dos Ferreiros, 152, de 5 a 25 de maio, de segunda a sexta das 10h às 16h30.

O Bordado da Madeira inicia este certame, de 1 a 13 de maio, com a presença de quatro produtores autorizados de Bordado da Madeira, designadamente: Gês Bordados, Bordal – Bordados da Madeira, Abreu & Araújo e Luís de Sousa - Casa do Turista, os quais dão a conhecer parte das suas coleções, nas quais, como é tradicional no Bordado da Madeira, a flor é um dos elementos decorativos de destaque.

No dia de abertura da Festa da Flor, dia 1 de maio, o IVBAM conta com a presença de três Bordadeiras de Casa que vão trabalhar ao vivo e permitir uma interação com o público em geral, entre as 16h30 e as 19h.

A anteceder o Dia da Mãe, no dia 3 de maio, às 10h, o IVBAM promove um workshop de Iniciação ao Bordado da Madeira para Mães&Filhas. Esta ação decorre no stand do IVBAM e tem como objetivo juntar numa “Roda de Bordado da Madeira” mães e filhas a experienciarem a arte de bordar (Requer inscrição prévia, para promocao.ivbam@madeira.gov.pt).

De 14 a 25 de maio o stand do IVBAM destaca outras vertentes do Artesanato da Madeira, com a presença de artesãos reconhecidos nas diferentes artes e ofícios. Assim, e numa sequência de turnos de três dias, teremos grupos de cinco artesãos a trabalharem ao vivo e a venderem os seus trabalhos.

Oficinas abertas de Bordado da Madeira, barrete de orelhas e brinquedos em Madeira

Ao longo da Festa da Flor decorrem várias “Oficinas Abertas “de Bordado da Madeira, Barretes de Orelhas e Brinquedos em Madeira. Para participar os interessados devem dirigir-se aos espaços, abaixo designados, nos horários definidos. Sendo que os lugares são limitados e têm um custo de €15.

Nos dias 5, 7 e 9 de maio, no stand do IVBAM, decorrem “Oficinas Abertas” de Bordado Madeira, com a Firmina Abreu, Bordadeira de Casa, dirigidas ao público em geral, cuja participação inclui um kit completo para a formação de iniciação ao Bordado da Madeira. Estas Oficinas realizar-se-ão em dois turnos diários, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Também no stand do IVBAM, nos dias 14, 16, 20 e 22 de maio, entre as 10h00 e as 13h00, decorrem Oficinas Abertas de Barretes de Orelhas, com a Luz Ornelas, técnica superior do IVBAM. E nos dias 17 e 24 de maio, das 10h às 13h, as oficinas de Brinquedos em Madeira, destinadas a crianças.

No Espaço de Artes e Ofícios Tradicionais da Madeira, na Rua dos Ferreiros 152, nos dias 6, 7, 13, 15, 19, 21 e 23 de maio, das 10h às 13h, decorrem oficinas de Barretes de Orelhas, com a Luz Ornelas, técnica superior do IVBAM.

O stand do IVBAM e o Espaço das Artes e Ofícios Tradicionais da Madeira, ao longo deste período, acolhem artesãos que se dedicam a diversas artes e ofícios tradicionais da Madeira, entre as quais a cerâmica, os embutidos, a tecelagem e a arte de trabalhar a pedra, visando espelhar a pluralidade de matérias-primas e técnicas a que se dedicam os nossos artesãos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas