MADEIRA Meteorologia

Arte e Artesanato: Duas exposições inauguram esta sexta-feira no Funchal

Data de publicação
23 Outubro 2025
11:44

O Art Center Caravel e o ARThub Madeira inauguram esta sexta-feira, 24 de outubro, às 17h00, duas exposições que cruzam arte, artesanato, memória e ativismo: Islands. 2025. Memories e Craftwork4All – Memories.

Desde 2015, Islands tem sido uma mostra anual de referência na Madeira, reunindo artistas que refletem sobre identidade, cultura e transformação. Na edição de 2025, intitulada Memories, participam Marcos Milewski, Aicha Jaeger, Pedro Candelaria, Yuliia P., José Zyberchema, Carina Mendonça, Samuel Santos e Kristiana Purlica, que exploram o tema da memória através da pintura, fotografia, escultura e técnicas mistas.

Em paralelo, Craftwork4All – Memories propõe um olhar feminista sobre o poder do artesanato como forma de arte e de manifesto. A exposição abre com a obra de Diana Quintal, “Dear men, stop killing women. I’m not asking.”, um bordado transformado em apelo urgente contra a violência de género.

A mostra inclui ainda trabalhos de Márcia Gomes, que reinventa o bordado madeirense através do design contemporâneo; Lize-Mari de Abreu, que investiga fragilidade e emoção pela cerâmica; e o coletivo açoriano A Avó Veio Trabalhar, que promove o envelhecimento ativo e o empoderamento criativo de mulheres séniores.

As duas exposições são coordenadas pela Associação Artística e Cultural ARTE.M, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, e cofinanciadas pelo programa Europa Criativa, no âmbito do projeto CraftWork4All, dedicado à arte sustentável, à criação feminista e ao diálogo cultural europeu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas