MADEIRA Meteorologia

Arquivo e Biblioteca da Madeira acolhem apresentação da coleção “Genealogias da Madeira e do Porto Santo”

Data de publicação
17 Março 2025
18:58

No próximo dia 21 de março, às 18h00, será apresentada oficialmente o projeto da coleção “Genealogias da Madeira e Porto Santo”, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira, localizado no Caminho dos Álamos.

Este evento contará com a presença do autor, Jorge Forjaz, e do editor da Letras Lavadas, Ernesto Rezendes, e marca o início de uma obra que representa um marco na história da genealogia portuguesa. “Genealogias da Madeira e Porto Santo” reúne mais de 50 anos de investigação baseada em fontes primárias da Madeira, como arquivos paroquiais, administrativos e familiares, bem como nos trabalhos de autores especializados.

A coleção apresenta séries genealógicas detalhadas que abrangem desde o povoamento do arquipélago até ao século XXI, oferecendo uma visão única das transformações sociais e económicas das ilhas da Madeira e Porto Santo ao longo de seis séculos.

Longe de ser um clássico nobiliário, esta obra constitui um inventário das diversas gerações que moldaram a sociedade madeirense, incluindo todas as classes sociais. Dividida em 9 volumes que totalizam cerca de 7000 páginas, a coleção inclui 440 capítulos e centenas de subcapítulos, além de milhares de ilustrações, como retratos, brasões, sepulturas, solares e assinaturas. Os leitores terão acesso a uma ampla bibliografia especializada e a um índice geral que elenca mais de 100.000 nomes.

Cada volume segue o formato de outras obras do autor (18,5x26 cm). Esta coleção é uma oportunidade singular para explorar a história e a evolução das famílias madeirenses e constitui um legado imprescindível para os interessados em genealogia e história. Para subscrever esta coleção, contacte a editora Letras Lavadas através do email editora@letraslavadas.pt ou pelo telefone 296 630 080.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas