O grupo parlamentar do Chega designou o deputado Francisco Gomes como presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal–Tailândia, tendo igualmente sido nomeado membro dos grupos de amizade Portugal–África do Sul e Portugal–Arménia. As nomeações foram formalizadas esta semana passada na Assembleia da República.
“Os grupos parlamentares de amizade desempenham um papel relevante na diplomacia parlamentar, promovendo relações bilaterais, diálogo político, cooperação económica e contactos institucionais entre Portugal e países parceiros”, refere nota de imprensa do Chega, que sublinha que estes grupos “são instrumentos fundamentais para reforçar a presença internacional do país e criar novas oportunidades de cooperação.”
Francisco Gomes afirma que estas funções representam “uma missão de grande responsabilidade” e destaca que o trabalho dos grupos de amizade deve ser levado a sério, com rigor, preparação e sentido estratégico.
“Representar Portugal no relacionamento com outros países é uma missão que exige responsabilidade, seriedade e compromisso. Assumo estas funções com total dedicação e com o objetivo de reforçar a posição internacional do nosso país”, diz Francisco Gomes.
O deputado também alega que estes grupos são essenciais para abrir portas a novas oportunidades diplomáticas, culturais e económicas, contribuindo para o reforço do papel de Portugal no mundo.
“Os grupos de amizade não são cerimónia – são trabalho real e são pontes que podem criar investimento, cooperação e benefícios concretos para Portugal. É com esse espírito que desempenharei estas funções.”