No dia 22 de outubro de 2022, às 11h30, José Viale Moutinho irá apresentar a sua obra 'O Comboio da Rua do Comboio' no Centro Interpretativo do Caminho de Ferro.
'O Comboio da Rua do Comboio' retrata as histórias das viagens de comboio, uma vez que no Funchal existem diversos locais com o nome Rua do Comboio, Rua Nova do Comboio, Impasse do Comboio e Travessa do Comboio.
José Viale Moutinho, jornalista, poeta e escritor, nasceu no Funchal em 1945. As suas obras, que contemplam diferentes estilos literários, nomeadamente coletâneas de contos populares e lendas e livros dedicados ao público infantojuvenil, encontram-se traduzidas em distintas línguas. Para além disso, o autor deste livro recebeu o Prémio D. Diniz, da Fundação Casa de Mateus, tendo sido entregue pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, em Vila Real, em 2021.
A ilustradora do livro, Sofia Reis, nasceu em 1995, tornando-se atualmente uma artista e ilustradora funchalense. É licenciada em Artes Visuais pela Universidade da Madeira, tendo participado em vários livros internacionais, principalmente relacionados com a música. Ademais, Sofia Reis é autora de ilustrações de diversos livros infantis, incluindo 'Virgínia, a Menina do Anel Invisível', de Conceição Freitas. Em 2021, esta ilustradora recorreu a fotografias históricas na ilustração da obra 'A Máquina do Tempo do Professor Candeias', de José Viale Moutinho, destinado a crianças e jovens e editado pela Imprensa Académica.
A apresentação do livro 'O Comboio da Rua do comboio' de José Viale Moutinho, é aberta ao público.