Ao som de bombos e tambores, o Mercado Quinhentista abriu esta tarde em Machico para um fim de semana intenso de atividades.
Miguel Albuquerque e Ricardo Franco lideram a comitiva oficial que fez o habitual percurso entre a Câmara Municipal e o recinto da feira.
Há muito para “mercar” entre barraquinhas de comes e bebes, com iguarias diversas, e artesanato.
O Mercado Quinhentista conta com um programa composto por diversas atividades que recriam a época de 1500, envolvendo 700 participantes e 42 grupos regionais.
O tema desta 18.ª edição do certame é “Mesteres: O saber nas Mãos”, sendo “uma forma de lembrar e enaltecer todos os obreiros e artífices que fizeram destas Ilhas Atlânticas um testemunho da audácia e determinação do povo português”, é realçado no programa do evento.
O Mercado Quinhentista, que decorre na Baixa de Machico, contará com a participação de nove grupos nacionais e internacionais, que promoverão espetáculos, durante três dias, de música, dança, teatro, acrobacia, malabarismo, magia, falcoaria, entre outros.
O desembarque dos navegadores Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco na baía de Machico, seguido do cortejo dos mestres, às 16:30 de sábado, é um dos pontos altos da iniciativa, que se prolonga até domingo.