MADEIRA Meteorologia

Saccharum abre as portas à arte

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Maio 2022
11:22

A Galeria 1425, no hotel da Savoy Signature, inaugura a exposição ‘Das Plantas e das Figuras’ a 24 de maio.

A Galeria 1425 acolhe a exposição ‘Das Plantas e das Figuras’, de Joana Teixeira de Sousa, uma coleção de desenhos e de pinturas pensadas para aquele espaço cultural no Saccharum.

Joana Teixeira de Sousa partiu dos conceitos de transformação e metamorfose para destacar uma peça fundamental na História da Madeira, a produção da cana-de-açúcar. A artista escolheu o papel como suporte, recorrendo a carvão grafite e pó de grafite para as obras a preto e branco, e a misturas de tintas a óleo para as peças a cores.

"Durante o processo tive necessidade de trabalhar com formas geométricas, talvez como forma de equilibrar o aberto com o fechado, o livre com o contido, o caos com a ordem. Acabou, assim, por se formar uma complementaridade entre forças", explica a artista sobre o processo criativo.

A exposição, que é uma viagem pelo ciclo do açúcar, fica patente até 24 de janeiro de 2023.A cultura é uma das apostas da Savoy Signature que agora dá mais um passo em direção a este objetivo e cede, assim, a Galeria 1425 à artista até ao início do próximo ano.

"A arte e cultura são vetores essenciais na educação e a Savoy Signature assume um papel importante na sua promoção não só entre os seus colaboradores, mas também, nas comunidades onde se inserem os hotéis da sua coleção. Permitir o acesso de todos à arte é, inclusive, uma das razões para a entrada nesta exposição ser livre não só para os nossos hóspedes como também para todos os que queiram visitar a Galeria 1425. Ao atuar na área do turismo, a Savoy Signature tem tentado valorizar e promover a história e cultura madeirenses que são riquíssimas, e representam uma mais-valia para o destino", considera Ricardo Farinha, Administrador Comercial da Savoy Signature.

‘Das Plantas e das Figuras’ conta com a curadoria de Marcelo Costa, professor no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, onde a artista frequenta atualmente o curso de Pintura. Esta é a segunda exposição de Joana Teixeira de Sousa, depois de ter exposto na Brunswick Street Gallery, em Melbourne.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas