MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

13/03/2021 08:04

Conservacionismo significa o conjunto de práticas, métodos e políticas, que visa a preservação do meio ambiente, através do uso racional dos recursos naturais, buscando uma melhoria na qualidade e nas condições da vida humana.

Vem esta definição a propósito do dia que hoje se comemora, exactamente o Dia do Conservacionismo e, ao lê-la veio-nos à memória uma notícia que, não há muito tempo, fez disparar os alertas sobre o meio ambiente, não apenas em África, mas, por tabela, digamos assim, no resto do mundo.

Rezava a dita notícia, anunciada em muitos órgãos de informação, em grandes parangonas: "Última grande descoberta de petróleo, "onshore" na bacia do Okavango".

O delta do Okavango, situado no norte do Botsuana, é um dos santuários ecológicos da África, um oásis para onde grande número de animais selvagens migra durante a estação da seca, que costuma chegar em meados de Maio e, normalmente, dura até Setembro ou Outubro.

O rio Okavango, denominado, em território angolano de Cubango, nasce nas Boas Águas, no município de Chicala-Choloanga, na província do Huambo, no Planalto Central de Angola, faz fronteira com a Namíbia que depois atravessa em grande parte até entrar no Botsuana, onde se divide em diversos cursos menores formando o célebre delta do Okavango.

O delta cobre uma superfície entre 15 000 quilómetros quadrados e 22 000 quilómetros quadrados durante as cheias e forma pântanos permanentes inundando vastas áreas de planície, antes de desaparecer nas areias do deserto do Kalahari.

Por causa do terreno completamente plano, o rio Okavango corre bem lentamente e o seu fluxo chega à região do delta exactamente quando a água é mais vital: durante o longo e seco Inverno.

Em consequência, os mais diversos animais africanos buscam refúgio no delta do Okavango.

Há desde grandes mamíferos, como elefantes, hipopótamos, girafas e búfalos, a zebras e diversas espécies de antílopes, perseguidos pelos grandes felinos africanos.

O delta é também uma atracção única porque reúne diversos ecossistemas. Há planícies secas com fauna e flora típicas de savana, bosques e áreas de pântano ricas em vida aquática.

É justamente o entrelaçamento dos diferentes ecossistemas que faz do Okavango uma óptima escolha para começar um inesquecível safari fotográfico em África e desperta o interesse de biólogos e cientistas.

E é justamente este paraíso, este oásis de vida animal e vegetal, casa e sustento de vários povos, que a ganância dos homens ameaça em busca do chamado ouro negro. A exploração do petróleo que gera impactos ambientais e sociais tanto directa como indiretamente, impactos que podem vir a atingir os diversos níveis de organização dos seres vivos desde o subcelular até aos ecossistema mais elaborados.

E se há quem pense que a destruição, ou pelo menos o impacto negativo causado ao delta do Okavango, situado nos confins do continente africano, não afecta o resto do mundo, está tão engando como os que pensam e defendem que, pela sua imensa extensão, a Amazónia é um infindável manancial de lucros sem qualquer dano para o ser humano, viva ele no Pólo Norte ou na cidade de Nova Iorque. Não é por acaso que a célebre frase do meteorologista, matemático e filósofo estadunidense. Edward Lorenz "o bater das asas de uma borboleta no Japão pode causar um tufão nos Estados Unidos" se transformou na palavra-chave da chamada Teoria do Caos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas