MADEIRA Meteorologia

Papa: Marcelo diz que Leão XIV está “virado para o futuro e não para o passado”

Data de publicação
18 Maio 2025
18:25

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que Leão XIV é “um Papa virado para o futuro e não para o passado” e destacou a disponibilidade do líder católico para mediar conflitos, nomeadamente na Ucrânia.

O chefe de Estado português, que hoje de manhã assistiu à missa de início do Pontificado de Leão XIV, na Cidade do Vaticano, e cumprimentou depois o novo Papa, elogiou “esta posição que é de estar atento ao mundo, aos problemas do mundo, aos problemas económicos e sociais, problemas que se levantam hoje e que são em muitos casos mais graves e mais urgentes do que eram há uns anos”.

Em declarações à RTP hoje, pelas 17:00, junto ao Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que “não é por acaso que o Papa acaba por receber em audiência privada, específica, o Presidente ucraniano [Volodymyr Zelensky]”.

Com este gesto, o Papa “está a dar um sinal de que, se for necessário, está disponível e tem disponibilidade física e mental para ajudar a construir a paz que não há meio de dar passos positivos, como vimos nas últimas semanas e nos últimos dias”, considerou o Presidente.

Sobre a missa, Marcelo Rebelo de Sousa disse ter ficado “impressionado” por o novo pontífice ter “separado aquilo que é a homília religiosa da alocução mais virada para a realidade atual”, já no final da cerimónia, em que abordou “a guerra, a paz, a disponibilidade para mediar na paz”, mostrando “como está preocupado com essa matéria, que preocupava o Papa Francisco”.

“[Leão XIV] falou muitas vezes no Papa Francisco, como que para dizer ‘eu estou na linha do Papa Francisco’”, comentou ainda.

O Presidente destacou ainda o facto de, nesta cerimónia, ter havido “mais representações ainda do que na missa de exéquias do Papa Francisco”, com a presença de 25 a 30 chefes de Estado e muitos chefes de Governo, presidentes de parlamento ou ministros responsáveis por pastas fundamentais.

“O mais importante é que estavam presentes todos os continentes e também personalidades cimeiras”, nomeadamente o Presidente ucraniano e o vice-presidente norte-americano, JD Vance, assinalou.

O chefe de Estado salientou ainda “a forma simpática como o Papa reagiu aos cumprimentos do povo português e do Estado português”.

“Falei-lhe como Portugal acolheria, quando entendesse oportuno no meio de tanta coisa que tem como missão fundamental, uma vinda a Fátima ou a Portugal, em geral”, acrescentou.

Leão XIV foi eleito como o 267.º Papa da História, sucedendo a Francisco (2013-2025), que morreu em abril.

Nascido Robert Francis Prevost, em Chicago, o novo pontífice, de 69 anos, também tem a cidadania peruana depois de ter vivido a maior parte da vida no país andino.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas