MADEIRA Meteorologia

Myanmar: Papa pede diálogo e libertação de políticos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Março 2021
12:05

O Papa Francisco defendeu hoje o diálogo em vez da repressão em Myanmar (antiga Birmânia) após o golpe militar no país e apelou à libertação de todos os políticos detidos.

"Ainda recebo notícias tristes de Myanmar de confrontos sangrentos com perda de vidas humanas. Desejo chamar a atenção das autoridades envolvidas para que o diálogo prevaleça sobre a repressão e a harmonia sobre a discórdia", disse o Papa após a audiência geral sem a presença de fiéis.

Fez ainda "um apelo à comunidade internacional para que as aspirações do povo birmanês não sejam abafadas pela violência e para que os jovens desta amada terra tenham esperança e um futuro", segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Tal como aconteceu na audiência que concedeu no início do ano ao corpo diplomático creditado junto da Santa Sé, Francisco expressou o desejo de que "se possa regressar ao caminho para a democracia percorrido nos últimos anos por Myanmar com o gesto concreto da libertação dos vários líderes políticos presos".

A 01 de fevereiro, o exército birmanês liderado pelo general Min Aung Hlaing depôs o Governo democrático de Aung San Suu Kyi, que foi detida.

Desde então têm ocorrido manifestações populares contra o golpe de Estado, reprimidas com violência pelos militares. Só no domingo 20 pessoas foram mortas, a maioria alvejada pela polícia.

Os manifestantes exigem que o exército, que governou o país com mão de ferro de 1962 a 2011, restaure a democracia, reconheça os resultados das eleições de novembro e liberte todos aqueles que foram detidos.

De acordo com os últimos números da Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP) em Myanmar, o seu número ascenderá a cerca de um milhar.

Francisco visitou Myanmar em novembro de 2017 e expressou a sua proximidade à minoria muçulmana rohingya perseguida no país.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas