MADEIRA Meteorologia

XV Governo Regional da Madeira e deputados eleitos para a XIV legislatura tomam hoje posse

Data de publicação
06 Junho 2024
8:31

Os deputados eleitos para a Assembleia Legislativa da Madeira nas eleições regionais antecipadas de 26 de maio tomam hoje posse, no mesmo dia em que também será empossado o novo executivo, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

O parlamento madeirense é composto por 47 deputados e, apesar de o PSD continuar a ser o partido com mais representantes, com 19 assentos, pela primeira vez não haverá no hemiciclo uma maioria liderada pelos sociais-democratas.

O PS irá ocupar os mesmos 11 lugares que tinha na legislatura anterior, o Juntos Pelo Povo (JPP) aumentará a bancada de cinco para nove deputados e o Chega mantém os seus quatro, enquanto a IL e o PAN reelegeram os seus deputados únicos.

De fora do parlamento ficaram a CDU (PCP/PEV) e o BE, que nas eleições regionais anteriores tinham conquistado um mandato.

As eleições antecipadas na Madeira ocorreram oito meses após as anteriores legislativas regionais, depois de o Presidente da República ter dissolvido o parlamento madeirense, na sequência da crise política desencadeada em janeiro, quando o líder do Governo Regional (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, foi constituído arguido num processo que investiga suspeitas de corrupção no arquipélago.

Já depois das eleições de 26 de maio, PSD e CDS-PP, que concorreram separados, ao contrário do que aconteceu nas regionais de setembro de 2023, estabeleceram um acordo parlamentar.

Na primeira sessão plenária da legislatura, que irá decorrer a partir das 10:00, os deputados madeirenses vão também eleger o presidente, dois vice-presidentes (um proposto pelo PSD e outro pelo PS) e demais elementos da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira.

Os sociais-democratas já anunciaram que vão voltar a propor o atual líder do CDS-PP, José Manuel Rodrigues, para a presidência, enquanto o PS revelou que pretende indicar Sancha Campanela, sendo que são necessários os votos da maioria absoluta dos deputados para a escolha do titular do principal órgão de governo próprio da Região Autónoma da Madeira.

À tarde, a partir das 16:00, irá decorrer a tomada de posse do XV Governo Regional da Madeira, novamente liderado por Miguel Albuquerque, que chefia o executivo desde 2015.

O XV Governo Regional da Madeira será composto por sete secretarias regionais, menos uma face ao anterior executivo.

Dos atuais oito secretários regionais, a única saída é a de Rui Barreto, do CDS-PP.

Os outros sete secretários ficam com as pastas que já tinham, sendo que Eduardo Jesus, que tutela o Turismo e a Cultura, passa a ser também responsável pela Economia.

O Mar e as Pescas, que também eram responsabilidade de Rui Barreto, são integradas na Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, tutelada por Rafaela Fernandes.

O novo executivo é ainda composto por Jorge Carvalho (Educação, Ciência e Tecnologia), Pedro Ramos (Saúde e Proteção Civil), Rogério Gouveia (Finanças), Pedro Fino (Equipamentos e Infraestruturas) e Ana Maria Freitas (Inclusão e Juventude).

Desta forma, e tal como no anterior executivo, entre os sete secretários regionais, apenas dois são mulheres.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas