MADEIRA Meteorologia

Viticultores devem apostar na prevenção

Data de publicação
08 Junho 2025
11:58

O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, esteve reunido com vários viticultores da freguesia do Seixal. Uma iniciativa que decorre no âmbito de um conjunto de esclarecimentos (6) que o IVBAM está a realizar em vários concelhos da Região.

As sessões têm sido conduzidas pelos técnicos da Divisão de Viticultura do IVBAM e têm abordado temas fundamentais para o sucesso da produção vinícola, designadamente o combate a doenças e pragas da videira.

“A viticultura continua a ser um caso de sucesso na Madeira e no Porto Santo, devido ao trabalho dos viticultores, mas também a todo o apoio que o Governo Regional tem disponibilizado. Queremos que os viticultores tenham a noção da importância da prevenção ao nível das doenças da vinha, para assim terem melhores produções”, disse o secretário regional, que vincou igualmente o trabalho que os operadores económicos têm vindo a realizar em prol deste “símbolo da Região”. “É importante que também contribuam para a valorização do sector”.

Abordando o Orçamento da Região, que começa a ser discutido no dia 16, Nuno Maciel fez saber que estão programados investimentos na Adega de São Vicente que certamente vão facilitar e a vida dos viticultores.

“Temos vários investimentos para este sector, nomeadamente ao nível da Adega de São Vicente onde pretendemos substituir parte da maquinaria ali existente” anunciou o responsável.

A poucos meses do começo da época das vindimas, estima-se que a produção seja semelhante à do ano passado, sendo certo que tudo depende do que possa acontecer ao nível das condições meteorológicas.

Recorde-se que além dos investimentos previstos, o Governo Regional irá manter o compromisso em majorar a casta tinta negra em 20 cêntimos ao quilo. Um apoio estimado em 450 mil euros.

Esta foi a 5.ª sessão de esclarecimentos ficando só a faltar o Porto Santo (dia 11). Ao todo já participaram cerca de 100 viticultores.

Em 2024 foram processadas 3192 toneladas de uvas correspondendo a 3.136832 litros. O concelho de Câmara de Lobos foi responsável por 1384 toneladas, seguido de São Vicente com 1276 toneladas.

E porque esta ação decorreu no Seixal, referir que no concelho do Porto Moniz, declararam produção 80 viticultores, dos quais 57 são da freguesia do Seixal e destes 52 comercializaram a sua produção.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas