A EB1/PE Visconde Cacongo é um dos participantes do projeto United Colours of Europe, coordenado pela França, ilha da Reunião (Collège Bassin Bleu), com a participação da Alemanha (Gemeinschaftsschule Graf Soden), Suécia (Snättringeskolan) e de Portugal através desta escola.
O objetivo deste programa é "desenvolver a cidadania europeia, através da execução de atividades que abordem a cultura, a história, a gastronomia, as tradições bem como através do trabalho colaborativo, do respeito e aceitação da identidade de cada país parceiro".
Depois de já ter passado pela Alemanha, França e pela Suécia, o quarto encontro decorre na Madeira, entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2021, e visa a criação de um ebook de banda desenhada alusivo ao tema ‘A Europa em 2040’.
"Durante esta mobilidade será criada uma história comum, da qual resultarão os workshops para a criação da banda desenhada, um em formato digital e outro na área das artes plásticas. Cada escola irá fazer uma apresentação do seu país/escola ao longo da semana", explica uma nota enviada à redação.
A sessão de encerramento terá lugar no dia 12 de fevereiro, com a apresentação dos trabalhos realizados, a avaliação do encontro e a entrega de certificados.
O projeto prevê ainda uma exposição dos trabalhos realizados ao longo de todo o projeto em Bruxelas, no Parlamento europeu mas que devido à conjuntura atual está em standby.