Uma "pequena multidão", conforme descreveu Manuel Gonçalves, presidente da direção do Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal - que promoveu mais uma edição (VII) do Roteiro das Cerejeiras em Flor -, compareceu na tarde de hoje no Jardim da Serra para percorrer os cerca de 3 km de caminho a contemplar as cerejeiras em flor. As declarações foram prestadas ao JM há momentos.
"Está a ser bastante participado", referia o porta-voz, realçando que o objetivo passa por comtemplar, mas também confraternizar.
"É contemplar este espetáculo natural que são as cerejas em flor", observou, aditando que, ao longo do percurso - que encetou às 15h00 na Rotunda das Cerejeiras, situada junto ao Centro Cívico da localidade -, os participantes vão contando lendas e diversas histórias, quando, no trajeto, passam por locais mais conhecidos da freguesia.
Valeu a sombra, pois, conforme advogou, "o calor foi bastante". Tal como o humano.
Assim, durante cerca de 3 horas e 30 minutos, vários percorreram caminhos e veredas, onde ainda subsistem estas árvores de fruto típicas do Jardim da Serra.
Por outro lado, o objetivo é ainda chamar a atenção para os efeitos das alterações climáticas, sobre a paisagem agrícola.
Este passeio teve como ponto de chegada a Quinta Leonor, localizada no Caminho dos Murinhos.
Romina Barreto