MADEIRA Meteorologia

Governo prepara-se para acionar o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Outubro 2023
17:06

A informação ainda não foi comunicada, mas sabe o JM que a decisão está prestes a entrar em vigor, como decorre do legalmente previsto em situações como a que vive a Madeira.

A crescente mancha de área ardida e o facto de o fogo já ter chegado a dois concelhos contíguos leva o executivo madeirense a tomar conta da situação ao nível regional.

A informação ainda não foi oficialmente assumida, mas o JM sabe que o Governo Regional está a preparar-se para assumir a estratégia de combate aos fogos de forma coordenada e através do Serviço Regional de Proteção Civil.

Dentro de momentos deverá estar ativo o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira, o que é justificado com a iminência de acidente grave ou catástrofe com elevados danos para as populações, conforme está previsto na regulamentação regional para esta área de intervenção.

A decisão que deverá ser anunciada brevemente responsabiliza o Serviço Regional de Proteção Civil pelas ações seguintes a realizar de forma coordenada e não sob diferentes orientações municipais.

O Plano Regional de Emergência de Proteção Civil deve ser implementado mediante vários critérios, sendo que um deles é a ativação de dois ou mais Planos Municipais de Emergência ou a existência de fogos florestais com duração superior a 36 horas ou área ardida superior a 1000 hectares.

Miguel Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas