MADEIRA Meteorologia

Ciberataque: Pedro Ramos fala em "catástrofe" e promete melhoria do sistema

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Agosto 2023
16:44

Foi no domingo, dia 6 de agosto, que o sistema informático do SESARAM-EPERAM foi alvo de um ciberataque, deixando a atividade clínica menos urgente em suspenso.

Hoje, em declarações exclusivas ao JM, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, que se encontra numa viagem, em representação do Governo Regional, acedeu falar sobre o tema pela segunda vez.

Condenando este ataque, que classifica como uma "catástrofe", Pedro Ramos lamenta a falta de união entre madeirenses e adita que o SESARAM vai trabalhar na melhoria do sistema, tendo aprendido com a situação.

Isto, conforme defendeu, ao contrário de quem está, na sua ótica, a fazer "aproveitamento político" da situação que, sustentou, já aconteceu no Continente.

"Nem todos defendem a Madeira. Tenho visto que alguns têm feito aproveitamento político e isso só revela que essas pessoas não defendem a Madeira e estão a fazer aproveitamento político após uma catástrofe", disse ao JM, mostrando estar ciente da magnitude do sucedido.

"Trata-se de um ataque informático a uma área que é extremamente importante para a nossa população. Foi um ataque aos nossos ficheiros clínicos, aos nossos profissionais de Saúde, um ataque aos utentes da Região Autónoma da Madeira", frisou.

Ao Jornal, Pedro Ramos lembrou que as "catástrofes são sempre situações terríveis, mas são sempre oportunidades" para mudar.

"E é isso que o SESARAM vai fazer, é isso que o Sistema Regional de Saúde vai fazer: aprender com este ataque informático que aconteceu, mas que pode acontecer a qualquer entidade no mundo inteiro. Aliás, a Saúde é um alvo apetecível para esses ataques de ransomware, malware, phishing, smishing, e nós temos de aprender com isto que nos aconteceu para nos tornarmos mais fortes", averbou.

O governante, que se encontra no estrangeiro, deixa um agradecimento a todos os profissionais do sistema de saúde regional pela forma como têm colaborado com as equipas clínicas.

No mais, Pedro Ramos salientou a ajuda por parte do Ministério da Saúde no auxílio prestado em recuperar alguns ficheiros através do Registo Nacional do Utente, algo que tem sido realizado com sucesso.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas