MADEIRA Meteorologia

Escola Dr. Francisco Fernandes atribui 207 certificados a adultos do Centro Qualifica

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Março 2023
11:16

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside amanhã, pelas 18.h0, no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, à cerimónia de entrega de 207 certificados a adultos do Centro Qualifica.

Desta forma, serão entregues diplomas aos adultos que concluíram os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no período compreendido entre maio de 2021 e dezembro de 2022.

Os 207 diplomas serão entregues a 89 adultos que concluíram os processos de RVCC do nível básico, correspondente 9.º ano de escolaridade, 90 que concluíram os processos do nível secundário (12.º ano) e a 28 que concluíram os processos de RVCC profissional na saída de Eletricista de Instalações de nível 2.

Conforme explana uma nota enviada à redação, a missão dos Centros Qualifica consiste em assegurar, a todos os cidadãos maiores de 18 anos, uma oportunidade de qualificação e certificação, adequada ao seu perfil e necessidades.

"Esta oferta de qualificação de adultos facilita o acesso à educação, procurando dar significado ao percurso de vida de cada adulto, transformando a experiência de vida em um certificado escolar e/ou profissional", pode ler-se.

A frequência de formação adequada ao desenvolvimento sociocultural e à elevação do nível de empregabilidade da população adulta continua a ser uma das prioridades estratégicas da nossa região, tendo os Centros Qualifica um papel de porta de entrada para todos os que procuram uma oportunidade de qualificação, adaptada às expetativas e às exigências da vida diária dos adultos, permitindo deste modo a conciliação com a vida pessoal, familiar ou profissional.

Os processos de RVCC assentam na premissa de que ao longo da vida o adulto aprende em todos os contextos, quer por vias formais ou não formais e informais, e adquire saberes e conhecimentos, desenvolvendo competências que são passíveis de validar e certificar.

A frequência de um processo de RVCC escolar, com sucesso, permite a certificação de nível básico de 6.º ou de 9.º ano, e a certificação de nível secundário, correspondente ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão com sucesso de um processo RVCC profissional, permite a atribuição de um nível de qualificação profissional, de acordo com cada saída profissional específica e com o respetivo referencial de formação.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas