MADEIRA Meteorologia

Oposição atribui culpas da obesidade ao Governo Regional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Novembro 2022
12:05

O PS apresentou no plenário madeirense um projeto de resolução, intitulado ‘Programa Regional no Combate ao excesso de peso e obesidade infantil’, um diploma apresentado por Pedro Calaça.

O deputado do PS lembrou que o excesso de peso entre as crianças é potenciador de muitas doenças, sendo ainda alvo de bullying e problemas de autoestima.

Deriva do sedentarismo e o socialista ‘culpa’ a metodologia das disciplinas físicas nas escolas e, aparentemente, também o Governo Regional, reivindicando um plano envolvente, inclusive dotado de psicólogos e nutricionistas.

A criação de uma equipa multidisciplinar com presença nas escolas da Região com objetivo de combater o excesso de peso é a reivindicação constante no diploma.

Paulo Alves (JPP) juntou-se às críticas, também assacando culpas pela obesidade a quem tutela, falando em ausência de fruta na alimentação escolar que, por si só, no seu entender também é deficitária.

Ricardo Lume (PCP) concorda com o diploma e também ele atribuiu culpas à falta de qualidade na alimentação nas escolas, igualmente dando notas de isentar da equação a alimentação que os familiares lhes dão em casa ou guloseimas ingeridas entre refeições.

Sónia Silva (PSD) concorda que é preciso continuar a apostar na prevenção, assumindo que o Governo Regional vai fazendo todo um trabalho nesse sentido, considerando a obesidade infantil um dos principais desafios do século. Mas, atribuiu maior dose de culpas "à incapacidade dos pais em imporem regras". Ou seja, "não se consegue reverter o excesso de peso sem a colaboração das famílias".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas