MADEIRA Meteorologia

NRP Sagres faz escala no Porto do Funchal e estará aberto a visitas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Julho 2022
10:41

O NRP Sagres largou no passado domingo dia 24 de julho, de Lisboa, com o objetivo de participar nas Comemorações dos 200 Anos da Independência do Brasil e simultaneamente, a realização de uma viagem de instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval, estando previsto efetuar a sua primeira escala no Porto do Funchal no período de 29 de julho a 1 de agosto de 2022.

O planeamento da viagem, para além do Porto do Funchal, inclui ainda estadias em Salvador da Baía, Rio de Janeiro e Mindelo (Cabo Verde). A viagem decorre entre 24 de julho e 20 de outubro, com uma duração total de 88 dias, dos quais 74 serão passados a navegar, concorrendo assim para um tempo de navegação de aproximadamente 1.800 horas e uma distância total percorrida de 9.320 milhas náuticas.

Pipa de 100 litros de Vinho Madeira a bordo
A Marinha Portuguesa em parceria com o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM, embarcará a bordo do NRP Sagres, durante a sua estadia no Porto do Funchal, uma pipa de 100 litros de Vinho Madeira, recriando assim a epopeia do "Vinho da Roda", uma prática datada do século XVII, numa altura em que o Vinho Madeira era transportado para as Índias nos porões dos navios. "Durante essas navegações acontecia, por vezes, que o vinho ao regressar a Portugal apresentava uma qualidade acrescida, apresentando um beneficio objetivo das suas caraterísticas. É então que tonéis de Vinho Madeira passaram a ser enviados regularmente para as Índias, com o objetivo único de promover o seu enriquecimento e a sua valorização", explica um comunicado enviado à redação.
A mesma nota acrescenta que a par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o navio-escola Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo através destas navegações para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens. Para além dos milhares de visitantes que recebe a bordo durante a permanência nos diversos portos de escala, o navio cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, acolhendo um conjunto diversificado de eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens.

O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, quatro mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, tendo sido lançado à agua em 30 de outubro de 1937. Fará este ano 85 anos, 60 dos quais ao serviço de Portugal.

Durante a sua estadia no Porto do Funchal o navio estará aberto a visitas nos dias 30 e 31 de julho, nos períodos das 10:00 - 12:00, 13:00 - 18:00 e 20:00 - 22:00 horas.

O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata Mário António Fonte Domingues e possui uma guarnição de 157 elementos, dos quais 46 são Cadetes do 2º ano da Escola Naval.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas