O objetivo passa por descobrir o património cultural único de uma comunidade piscatória da Madeira.
O projeto "Zona Velha do Funchal - A Comunidade e o seu mar" promovido pelo "VADIA Boats Arts Project", é um projeto artístico apoiado pela Câmara Municipal do Funchal por atribuição de Bolsa Artística através do Teatro Municipal Baltazar Dias.
O projeto, resulta da colaboração entre dois amigos, Marcos Alves da Mota e John Kavanagh, que em breve vão apresentar um documentário, e o resultado do restauro de uma canoa tradicional madeirense muito emblemática, a canoa "VADIA".
Este projeto, oferece uma oportunidade notável para dar a conhecer um pouco melhor, toda a comunidade local e aspetos culturais da cidade do Funchal, principalmente da sua comunidade piscatória, promovendo simultaneamente, a preservação deste património cultural (material e imaterial) da Madeira, que são as embarcações tradicionais de madeira.
Ao longo de todo o mês de junho, o "VADIA Boats Artys Project" estará no Estúdio de Criação Artística do Funchal para concretizar este projeto. Neste mês, reunirá entusiastas da náutica, profissionais da indústria, artistas, músicos e criativos de várias disciplinas para uma experiência única, que trará certamente boas recordações e desenhará um futuro mais promissor para estas embarcações, justamente, para que estas não se percam da bonita e charmosa baía do Funchal.
Tal como foi referido, o evento contará com a restauração de uma canoa tradicional madeirense, em plena Praça Largo do Corpo, criando um espetáculo visual único para os transeuntes e visitantes.
Como parte integrante do projeto, será também produzido um filme documental que captará o percurso do restauro do barco, e aspetos culturais daquela comunidade piscatória da Madeira.
O filme terá a sua estreia no dia da inauguração, no próximo dia 30 de junho, às 19 horas, no n.º 18 do Largo do Corpo Santo, no Estúdio de Criação Artística do Funchal, criando uma experiência cinematográfica que tencionará mostrar o rico património marítimo da Madeira e das suas gentes.