A Universidade da Madeira vai manter inalterado o número de vagas no próximo ano letivo, 2026/2027, disponibilizando 714 lugares, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
Segundo comunicado citado pela Lusa, a distribuição nacional de vagas no ensino superior público regista um aumento global face ao ano letivo em curso. No entanto, no caso da instituição madeirense, o contingente mantém-se estável.
A nível nacional, o ensino superior público contará com 78.283 vagas, mais 1.465 do que no presente ano letivo. Destas, 56.790 são atribuídas através do Regime Geral de Acesso e 21.493 por via dos regimes e concursos especiais.
No ensino politécnico e universitário, a maioria das instituições regista aumentos, embora existam casos pontuais de redução ou manutenção do número de lugares, como sucede com a Universidade da Madeira.
O ministério destaca ainda a diversificação das vias de acesso, sublinhando o reforço das vagas destinadas a titulares de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, bem como o aumento de lugares para estudantes internacionais e para candidatos provenientes de cursos de dupla certificação.
Entre as áreas com crescimento assinalável está a formação de professores, com um aumento das vagas nas licenciaturas em Educação Básica no Concurso Nacional de Acesso. O Governo prevê também a atribuição de 2.500 bolsas anuais, no valor da propina, a novos estudantes matriculados em cursos que conferem habilitação profissional para a docência.
No que respeita ao curso de Medicina, foram fixadas 1.656 vagas para 2026/2027 a nível nacional, mais 62 do que no ano anterior.
Incluindo o ensino privado, o sistema de ensino superior disponibiliza 107.598 vagas em todo o país, mais 2.882 do que em 2025.