A Universidade da Madeira (UMa) organiza entre hoje e sábado, o evento internacional ‘ELEVATE 2025’, dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a mobilidade urbana sustentável em regiões insulares. A iniciativa é financiada pela EIT Urban Mobility, agência europeia de inovação apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).
O encontro reúne 40 estudantes de várias nacionalidades, especialistas e entidades regionais, trabalhando sobre desafios reais da mobilidade na Madeira. O foco centra-se em áreas com mobilidade urbana sustentável, turismo e gestão de fluxos, acessibilidade inclusiva e acesso sustentável às levadas da Madeira.
O primeiro dia contará com a sessão de abertura formal e um painel de Keynote Speakers, incluindo:
- Marco Lobato, Subintendente da Polícia de Segurança Pública e do presidente do Conselho de Administração da Horários do Funchal, com vasta experiência em gestão de crises e segurança;
- Bruno Pereira, especialista em gestão pública, com mais de 25 anos de experiência na Câmara Municipal do Funchal, Direção Regional de Turismo e organismos europeus, com foco na mobilidade sustentável;
- Fabrícia Teixeira, Mestre em Finanças e Fiscalidade, presidente da Junta de Freguesia da Sé e Vogal no Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, com percurso em gestão pública e políticas ambientais.
A abertura será dinamizada pelo ‘warm up’ da Startup Madeira, reforçando a ligação entre empreendedorismo e inovação regional.
Nos dias seguintes, os participantes participarão em sessões de design thinking, ideação, desenvolvimento de protótipos e apresentações finais, trabalhando com dados e desafios locais. O programa inclui ainda mentorias, visitas técnicas e oportunidades de conexão com empresas, autarquias e startups regionais.
Com o ‘ELEVATE 2025’, a Universidade da Madeira reforça o seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e promoção de soluções que respeitem o património natural e a coesão social da ilha, transformando conhecimento em ação e criando pontes duradouras entre estudantes, investigação e stakeholders regionais.