MADEIRA Meteorologia

UMa promove evento internacional sobre mobilidade urbana sustentável

Data de publicação
27 Novembro 2025
12:11

A Universidade da Madeira (UMa) organiza entre hoje e sábado, o evento internacional ‘ELEVATE 2025’, dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a mobilidade urbana sustentável em regiões insulares. A iniciativa é financiada pela EIT Urban Mobility, agência europeia de inovação apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

O encontro reúne 40 estudantes de várias nacionalidades, especialistas e entidades regionais, trabalhando sobre desafios reais da mobilidade na Madeira. O foco centra-se em áreas com mobilidade urbana sustentável, turismo e gestão de fluxos, acessibilidade inclusiva e acesso sustentável às levadas da Madeira.

O primeiro dia contará com a sessão de abertura formal e um painel de Keynote Speakers, incluindo:

- Marco Lobato, Subintendente da Polícia de Segurança Pública e do presidente do Conselho de Administração da Horários do Funchal, com vasta experiência em gestão de crises e segurança;

- Bruno Pereira, especialista em gestão pública, com mais de 25 anos de experiência na Câmara Municipal do Funchal, Direção Regional de Turismo e organismos europeus, com foco na mobilidade sustentável;

- Fabrícia Teixeira, Mestre em Finanças e Fiscalidade, presidente da Junta de Freguesia da Sé e Vogal no Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, com percurso em gestão pública e políticas ambientais.

A abertura será dinamizada pelo ‘warm up’ da Startup Madeira, reforçando a ligação entre empreendedorismo e inovação regional.

Nos dias seguintes, os participantes participarão em sessões de design thinking, ideação, desenvolvimento de protótipos e apresentações finais, trabalhando com dados e desafios locais. O programa inclui ainda mentorias, visitas técnicas e oportunidades de conexão com empresas, autarquias e startups regionais.

Com o ‘ELEVATE 2025’, a Universidade da Madeira reforça o seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e promoção de soluções que respeitem o património natural e a coesão social da ilha, transformando conhecimento em ação e criando pontes duradouras entre estudantes, investigação e stakeholders regionais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas