Os turistas continuam a arriscar, na Ponta do Pargo, junto ao farol. Como se pode ver nas imagens e vídeo partilhados com o JM por um leitor, os turistas continuam a se deslocar para zonas de falésia e escarpas na nossa costa madeirense. “Num dos casos, três crianças correram em direção ao abismo, escorregando perigosamente a menos de um metro da borda. Foi por sorte que não houve consequências graves”, alerta o mesmo.
Numa outra imagem, vemos uma turista mesmo à beira do precipício.
São situações que se repetem com frequência, adita o nosso leitor. “A ausência de sinalização, barreiras discretas ou qualquer tipo de aviso contribui para comportamentos imprudentes, muitas vezes motivados apenas pela vontade de tirar uma boa fotografia”.
Fica ainda o alerta para a urgência de as autoridades locais avaliarem estas zonas e considerem medidas preventivas, como placas informativas em vários idiomas, barreiras e campanhas de sensibilização junto dos operadores turísticos e alojamentos locais. “A Madeira é um destino de natureza e aventura, mas a segurança não pode ser secundária. Proteger quem nos visita é também proteger a reputação da nossa ilha”, vinca o leitor que nos contactou.