A TUMa - Tuna Universitária da Madeira, formada por alunos e antigos alunos da Universidade da Madeira, voltou a representar a academia e a Região no passado fim-de- semana, no plano nacional.
Na passada sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de março, a TUMa deslocou-se à cidade de Ponta Delgada, a convite dos Tunídeos - Tuna Masculina da Universidade dos Açores, para participar no XXI El Açor - Festival Internacional de Tunas 2022 que decorreu, por sua vez, no Coliseu Micaelense.
Num comunicado enviado às redações, a Tuna Universitária da Madeira manifestou "orgulho pelo reconhecimento, pelo convite, e por outra grande prestação em nome da Região", tendo regressado com os prémios: 'Melhor Adaptação ao Tema', 'Melhor Estandarte', 'Segunda Melhor Tuna' e 'Tuna mais Tuna'.
A edição deste ano contou com a presença da Transmontuna - Tuna Universitária De Trás-Os-Montes e Alto Douro, Gatunos - Tuna Académica do Politécnico do Porto, TAISEP - Tuna Académica do ISEP, TAUE - Tuna Académica da Universidade de Évora e TAFDUP - Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e com as tunas da casa TAUA - Tuna Académica da Universidade dos Açores, Tuna Com Elas - Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade dos Açores, Enf’in Tuna - Tuna Mista da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.
A TUMa está em preparativos para a organização do XXVII ETUMa - Encontro de Tunas Universitárias da Madeira, que decorrerá no primeiro fim-de-semana de dezembro. É um dos encontros de tunas mais antigo do país, e desde 1995, já trouxe à Madeira centenas de jovens universitários em representação de universidades, regiões ou mesmo países.