MADEIRA Meteorologia

Susana Fontinha elogia proposta para valorização de São Jorge

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Agosto 2022
11:37

"Mais de 65% da freguesia [de São Jorge] faz parte do Parque Natural da Madeira". A afirmação é de Susana Fontinha, adjunta da Secretaria Regional do Ambiente e coordenadora da candidatura das levadas da Madeira a património mundial da UNESCO, que aborda a temática território e desenvolvimento no III Congresso São Jorge - Memória e Futuro.

A oradora considera que a figura humana é essencial na sustentabilidade ambiental cujas metas, defende, são três: economia, ambiente e social.

Susana Fontinha aponta que "mais de 65% da freguesia já é parque natural", evocando a Reserva Natural do sítio da Rocha do Navio, Laurissilva, etc.

Explicando as especificidades do território e lembrando os percursos pedestres, como é exemplo o PR 18 (Percurso Real 18 da Levada do Rei), Fontinha disse mesmo que a ideia de José Branco deveria ser aproveitada, salientando a sua pertinência, embora não concorde com o estatuto de reserva natural.

Recorde-se que foi proposta esta manhã a criação de uma reserva natural em São Jorge ao nível dos percursos pedestres, conforme pormenorizou o JM na sua edição de ontem.

Assim, remata, a proposta "está de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável" que se pretende, embora não através do nome sugerido, "reserva natural". Isto uma vez que a mesma designação já se aplica a toda a freguesia.

Por isso mesmo, adverte para que se repense a nomenclatura de "reserva natural".

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas