A candidatura SOMOS MADEIRA defendeu esta quinta-feira que o Governo Regional tem sido capaz de fornecer mais água potável, sublinhando que a população não beneficia por igual devido à falta de investimento por parte de alguns municípios.
"Não pode ser só o Governo Regional a fazer este investimento que prepara a Região para as alterações climáticas e para as consequências dessas alterações no futuro, este tem de ser um investimento assumido por todos, por todos os parceiros e por todos os que fazem a gestão em baixa", afirmou o deputado e candidato Nuno Maciel, no quadro de uma visita à Estação de Tratamento de Águas de Santa Quitéria, no Funchal.
Nuno Maciel sublinhou que "a água tem de ser gerida coletivamente e tem de ser vista como um bem essencial" e que existem discrepâncias que não são aceitáveis nem podem continuar a acontecer, tanto mais em concelhos limítrofes e com as mesmas características".
Exemplificando, o candidato lembrou que na "Ribeira Brava o consumo de água ronda os 350 litros, por dia e por habitante, enquanto que, na Ponta do Sol, temos um consumo superior aos 800 litros por dia e por habitante".
Segundo o candidato, na Região é disponibilizada três vezes mais água do que aquela que é disponibilizada no território continental, numa relação por habitante de 600 para 200 litros de água por dia.
Raul Caires