A candidatura ‘Somos Madeira’, à margem de uma visita à Associação Animad, deu hoje conta de que, este ano, serão apoiadas 12 associações de defesa da causa animal, num valor global de 215 mil euros.
"Este ano serão apoiadas 12 associações, mais duas do que em 2022, num valor global de cerca de 215 mil euros, mais 36 mil euros, comparativamente ao ano passado", referiu a candidata Ana Sousa, constatando o "reconhecimento" destas associações, por parte do Governo Regional.
A candidata sublinhou que a coligação pretende "criar condições para que a Madeira continue a se afirmar como uma Região reconhecida como amiga dos animais", recorrendo a uma estratégia regional "para a proteção e bem-estar dos animais".
Neste sentido, referiu a "importância da parceria" com as associações de defesa dos animais, que permite com que "possam continuar a realizar o bom trabalho que tem sido feito ao nível da prevenção do abandono, do acolhimento, tratamento e adoção dos animais".
A candidatura assumiu-se como "pioneira", relativamente à proibição ao abate de animais de companhia, no regime de apoio às associações de proteção animal, frisando o facto da Região ter sido a primeira a proibir a eutanásia de animais de companhia saudáveis, "uma prioridade assumida na anterior legislatura e já na atual, com a criação da figura do Provedor Animal", reforçou Ana Sousa.
Por fim, a candidata salientou a "importância de reforçar os meios físicos, humanos e financeiros, sendo crucial a participação dos municípios na concretização do que está já previsto na legislação", exemplificando com a efetivação do médico veterinário, em todos os concelhos.
Lígia Neves