MADEIRA Meteorologia

Sociedade de Desenvolvimento responde a críticas de Dinarte Fernandes e lembra investimento na zona balnear do Faial

Data de publicação
03 Junho 2025
12:54

Na sequência das declarações do presidente da Câmara Municipal de Santana, Dinarte Fernandes, proferidas durante as Jornadas Madeira 2025, evento do JM realizado ontem em Santana, a Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira (SDNM) emitiu uma resposta formal, garantindo o seu empenho na valorização da zona balnear do Faial e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento local.

“Na sequência das declarações proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Santana, no âmbito das Jornadas Locais, no concelho de Santana, a Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, S.A. (SDNM) considera importante prestar um esclarecimento público, relativamente à gestão e valorização da Zona Balnear do Faial.”

A SDNM recorda que “foi constituída tendo como objetivo a prossecução de fins de interesse público, na conceção, promoção, construção e gestão dos projetos, ações e empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento económico, social, desportivo e cultural, com enfoque no desenvolvimento dos concelhos de São Vicente, Porto Moniz e Santana”.

Sobre a infraestrutura em questão, a entidade sublinha que “a Zona Balnear do Faial tem beneficiado de vários investimentos ao longo dos últimos anos, assegurando as melhores condições aos residentes e visitantes”. Entre 2021 e 2022, “a SDNM executou um conjunto de trabalhos de reabilitação e melhoria, ao abrigo de um Contrato-Programa com o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), num investimento global de 185.000 euros”.

Esses trabalhos, detalha a nota, “incluíram a reparação do pavimento de betão do solário, reabilitação da estrutura em madeira e reparação da tela da piscina infantil e pinturas”, bem como “a reabilitação e a construção de uma barreira dinâmica no talude sobranceiro ao solário e estacionamento”.

A infraestrutura é descrita como um espaço que “oferece uma infraestrutura qualificada e segura, inserida numa paisagem natural de grande beleza”, incluindo “área de restauração, balneários, extenso solário, campos de jogos e facilidade de estacionamento”.

A SDNM realça ainda que “a atribuição do galardão Bandeira Azul, há 20 anos consecutivos, é resultado também da cooperação conjunta entre a Sociedade de Desenvolvimento e Câmara Municipal de Santana e do cumprimento rigoroso dos critérios exigidos pelas entidades competentes em matéria de qualidade ambiental, segurança, serviços e educação ambiental”.

No total, “a SDNM já investiu mais de 2 milhões e 700 mil euros no empreendimento e prevê-se que sejam aplicados mais 5 mil euros na preparação da época balnear, no presente ano”.

Em relação ao Patinódromo, a entidade esclarece que “o investimento ronda, até à data, mais de 2 milhões de euros, cuja manutenção tem sido feita com a periodicidade necessária”, garantindo condições para a realização de provas como o recente “Campeonato Nacional individual de Pista de Patinagem de Velocidade, organizado pela Federação Portuguesa de Patinagem e associações locais”, que decorreu a 24 e 25 de maio.

Sobre a desativação do parque infantil, a SDNM justifica que “a medida resulta de uma decisão de natureza preventiva, baseada em critérios técnicos de segurança, com o objetivo de proteger os utilizadores e garantir as melhores condições de usufruto”.

A terminar, a entidade reafirma que “mantém o compromisso de encontrar as melhores soluções, a todo o tempo, para desfrute dos espaços pela população” e que “continuará a pautar a sua atuação pelos princípios da responsabilidade, transparência, gestão adequada dos fundos disponíveis e na salvaguarda do serviço público, em benefício das populações locais e do desenvolvimento sustentável da Região”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas