MADEIRA Meteorologia

Sidra da Madeira ganha selo de proteção de origem de reconhecimento europeu

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Agosto 2023
19:51

A sidra da Madeira foi reconhecida como um produto com IGP - Identificação Geográfica Protegida. Trata-se de uma proteção comunitária, que impede que o produto seja reproduzido em qualquer território do espaço comunitário. Desde 23 de agosto, que a sidra da Madeira ostenta essa designação.

O reconhecimento foi hoje confirmado, durante a entrega dos prémios das sidras naturais que foram distinguidas na primeira edição do Concurso Internacional de Sidras Naturais.

Presente na cerimónia, Ana Soeiro, diretora executiva da associação Qualifica Origem Portugal e presidente do júri do concurso internacional, destacou a evolução da qualidade da sidra regional na última década. Hoje, "não tem comparação possível" com o que era há 12 anos, disse, acreditando, contudo, que é possível continuar a evoluir, como, de resto, pediu o presidente do Governo Regional, presente na cerimónia de entrega das 46 distinções que ocorreu no terraço do edifício Golden Gate.

Miguel Albuquerque disse esperar que a sidra continue a melhorar o seu desempenho e qualidade e, para o efeito, recorreu ao exemplo do rum, que nos últimos anos aumentou a faturação de 500 mil euros para mais de cinco milhões, ao ano.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas