MADEIRA Meteorologia

SESARAM prepara sistema paralelo para assegurar a operacionalidade do serviço

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Agosto 2023
12:40

Na conferência de imprensa desta manhã, Filipa Freitas, vice-presidente do Conselho de Administração do SESARAM, assegurou que já está a ser preparado um sistema paralelo para assegurar a operacionalidade do Serviço Regional de Saúde, após o ciberataque registado às 8h11 de ontem.

Aos jornalistas, a responsável avançou que, após detetado o ataque, os serviços de informática e do Governo Regional entraram em ação para garantir a proteção dos dados dos utentes, tendo sido encetado um plano de contingência.
A vice-presidente recorda que esta foi uma situação que já atingiu outros centros hospitalares, como foi o caso do dos Açores e o Garcia Horta, com os quais o SESARAM já entrou em contacto.
Não obstante as dificuldades, Filipa Freitas sublinhou que as três salas do Bloco Operatório estão a funcionar, cumprindo com as cirurgias urgentes e até algumas não urgentes agendadas.
O Diálise, a Farmácia e a Oncologia também estão a funcionar, tendo sido apenas adiadas as consultas de follow up e análises de rotina. De igual modo, os centros de saúde estão a operar, ainda que com recurso ao papel.
Além do mais, continuou, os números telefónicos habituais deverão ficar disponíveis ainda hoje. No entanto, até lá a população deverá socorrer-se dos contactos provisórios.
Às 18 horas será emitido um novo comunicado com a informação relativa ao dia de amanhã.
Por seu turno, Luís Farinha, adjunto da direção clínica, destacou a resposta imediata dada pelos serviços do SESARAM, atestando que todos os utentes que necessitem de assistência a terão com garantias de qualidade.
Já José Manuel Ornelas, enfermeiro diretor, enalteceu a resposta positiva dos utentes e o desempenhos exemplar dos profissionais perante esta situação.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas