MADEIRA Meteorologia

SESARAM prepara sistema paralelo para assegurar a operacionalidade do serviço

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Agosto 2023
12:40

Na conferência de imprensa desta manhã, Filipa Freitas, vice-presidente do Conselho de Administração do SESARAM, assegurou que já está a ser preparado um sistema paralelo para assegurar a operacionalidade do Serviço Regional de Saúde, após o ciberataque registado às 8h11 de ontem.

Aos jornalistas, a responsável avançou que, após detetado o ataque, os serviços de informática e do Governo Regional entraram em ação para garantir a proteção dos dados dos utentes, tendo sido encetado um plano de contingência.
A vice-presidente recorda que esta foi uma situação que já atingiu outros centros hospitalares, como foi o caso do dos Açores e o Garcia Horta, com os quais o SESARAM já entrou em contacto.
Não obstante as dificuldades, Filipa Freitas sublinhou que as três salas do Bloco Operatório estão a funcionar, cumprindo com as cirurgias urgentes e até algumas não urgentes agendadas.
O Diálise, a Farmácia e a Oncologia também estão a funcionar, tendo sido apenas adiadas as consultas de follow up e análises de rotina. De igual modo, os centros de saúde estão a operar, ainda que com recurso ao papel.
Além do mais, continuou, os números telefónicos habituais deverão ficar disponíveis ainda hoje. No entanto, até lá a população deverá socorrer-se dos contactos provisórios.
Às 18 horas será emitido um novo comunicado com a informação relativa ao dia de amanhã.
Por seu turno, Luís Farinha, adjunto da direção clínica, destacou a resposta imediata dada pelos serviços do SESARAM, atestando que todos os utentes que necessitem de assistência a terão com garantias de qualidade.
Já José Manuel Ornelas, enfermeiro diretor, enalteceu a resposta positiva dos utentes e o desempenhos exemplar dos profissionais perante esta situação.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas