MADEIRA Meteorologia

SESARAM cria organismo para riscos biológicos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Outubro 2021
5:00

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira passou a estar dotado de uma nova comissão, desta feita de Emergência, Catástrofe e Risco Biológico. O organismo foi apresentado, ontem, no Hospital dr. Nélio Mendonça, pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil.

Presidida pela médica Carmo Caldeira, a nova comissão vai ter uma equipa com mais de vinte profissionais, que vai prever respostas integradas em situações de risco e situações imprevisíveis. Pedro Ramos explicou que este organismo envolve vários serviços do SESARAM, não só da área clínica, como da não-clínica, uma vez que esta presta apoio aos profissionais de saúde, também nas situações de exceção. Com efeito, e entre os profissionais que integram a nova comissão, há psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, presidente do conselho de administração clínica, direção clínica e de enfermagem”, nomeadamente. “Esta é uma resposta que tem de ser hierarquizada, com responsáveis para estabelecerem um plano de resposta adequada”, tendo em conta que o Hospital Central do Funchal é “a resposta final do Serviço Regional de Saúde” e tem de estar preparado para qualquer situação”.

A comissão em causa envolve ainda a emergência interna do Hospital dos Marmeleiros e do hospital dr. João de Almada, bem como serviços de informática, de instalação e de equipamentos.

“Infelizmente já temos uma aprendizagem em número suficiente de situações, como na aluvião, acidentes, incêndios, a queda de um autocarro”. Pedro Ramos comentou que os planos de emergência têm sido frequentemente ativados, passando agora também a abranger a emergência em situação de risco biológico. A decisão sobre esta nova medida tem a ver com o facto de haver situações que “começam a afetar a dia a dia da sociedade, como os riscos biológico, nuclear, químico e radiológico”.

Assim, expôs Pedro Ramos, “todas estas situações estão incluídas nesta terceira vertente de emergência, do trauma e agora do risco biológico”. Aliás, um exemplo claro de resposta foi à pandemia da covid-19, como sublinhou o governante.

De salientar que a Comissão de Emergência, Catástrofe e Risco Biológico é presidida por uma médica já se destacou em vários momentos na Região, tendo sido escolhida este ano pelo Presidente da República para presidir à Comissão das Comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, que se realizaram na Madeira.

Por Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas