A segunda edição do Curso I ‘in situ’ de Simulação de Urgências e Emergências em Cuidados de Saúde Primários decorreu no passado dia 7 de novembro, no Serviço de Atendimento Urgente do Centro de Saúde de Câmara de Lobos.
Conforme dá conta o SESARAM em nota de imprensa, esta iniciativa permitiu treinar seis enfermeiros e quinze médicos de medicina geral e familiar, que exercem funções no serviço, na abordagem de situações críticas de paragem cardiorrespiratória e edema agudo do pulmão.
O curso teve a duração de quatro horas e meia e combinou uma sessão teórica com práticas de treino em cenários de simulação clínica, incluindo momentos de briefing e feedback.
A equipa formadora contou com os médicos e instrutores de simulação Diogo Romeira, Inês Gonçalves, Mara Pereira e Nivalda Pereira, pelos médicos especialistas em medicina geral e familiar e, pelos enfermeiros Dino Fernandes, Luís Jardim e Peter Barros.
Sob a coordenação da médica Nivalda Pereira, esta formação teve como principal objetivo promover a aquisição e o treino de competências técnicas e não técnicas, potenciar o raciocínio clínico, reforçar o trabalho em equipas de saúde multidisciplinares e melhorar a aplicação prática dos conhecimentos clínicos em contexto real.
O treino, realizado em ambiente de simulação de cenários clínicos, foi traçado de acordo com as necessidades formativas dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários e com os recursos disponíveis.
Com esta segunda edição, a área de formação de medicina geral e familiar atinge um dos seus principais objetivos: expandir o curso in situ a vários Serviços de Atendimento Urgente dos Cuidados de Saúde Primários da Região Autónoma da Madeira.
Em 2024, este grupo de trabalho iniciou a sua atividade fora do Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM), com a realização do mesmo curso no Serviço de Atendimento Urgente do Centro de Saúde de Machico.
“Motivados pelo impacto positivo destas formações e pelo seu contributo para a melhoria contínua das práticas clínicas, está previsto para 2026 levar o curso in situ a outros Serviços de Atendimento Urgente da RAM, mantendo, em paralelo, a realização periódica dos cursos já existentes no CSCM”, dá conta o SESARAM.
Desde maio de 2022, já foram realizadas nove edições do Curso I, sete edições do Curso II e três edições do Curso III no CSCM, além de duas edições do Curso I in situ e um workshop de simulação no Porto, integrado no Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde. A sessão de abertura contou com Regina Rodrigues, coordenadora do Centro de Simulação Clínica da Madeira, que representou a secretária regional de Saúde, Micaela Fonseca de Freitas.