MADEIRA Meteorologia

Segundo helicóptero está atrasado. Albuquerque pede rapidez

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
23 Junho 2025
17:42

O segundo meio aéreo que virá ajudar a combater os incêndios este verão na Região não chegará a 1 de julho, como inicialmente projetado, devido a um “atraso” decorrente da queda do Governo da República anterior.

O cenário de atraso na chegada do helicóptero já tinha sido admitido durante a discussão na especialidade do Orçamento Regional para 2025, na última semana, mas hoje foi confirmado pelo presidente do Governo Regional.

“O que estava indicado inicialmente era o segundo meio aéreo estar aqui a 1 de julho. Eu disse, na altura, que seria muito difícil estar aqui no dia 1, mas estamos a fazer as diligências no sentido de ter esse meio aéreo o mais rapidamente possível”, disse Miguel Albuquerque, hoje, à margem de uma visita ao Complexo Social de Santa Clara.

Sem adiantar a data, o presidente do Governo Regional insistiu na urgência da chegada, por já “estarmos numa época onde era muito importante termos esse meio aí”, acrescentou.

Sobre as caraterísticas do segundo helicóptero, o presidente do Serviço Regional da Proteção Civil da Madeira, Richard Marques, adiantou que “terá outra tipologia” do que já está na ilha.

“O que temos [agora] é um helicóptero médio de combate a incêndios e o que vamos ter do Governo da República é um heli-bombardeiro ligeiro, mais versátil, mais ágil, com um balde de água com menor capacidade, mas que vai chegar a locais onde o médio não chegava”, explicou.

Richard Marques disse ainda que o objetivo é “ter um dispositivo versátil e que se adapte à situação em presença”.

Realçando que o equipamento estará “neste período mais crítico” do verão, o responsável admitiu, igualmente, que a sua chegada possa sofrer “algum atraso”, porque “houve alteração de tutela no âmbito do Ministério da Administração Interna”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas