MADEIRA Meteorologia

Santos Populares celebrados com tradição no Centro Comunitário das Murteiras

Data de publicação
27 Junho 2025
23:13

O Centro Comunitário das Murteiras – Centro Cívico de Santa Maria Maior foi palco, esta sexta-feira, do animado almoço dos Santos Populares promovido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garota do Calhau, reunindo cerca de 240 utentes num momento de convívio e partilha.

O evento contou com a presença da secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, em representação do presidente do Governo Regional da Madeira. Marcaram também presença a vogal do conselho de administração do Instituto de Segurança Social da Madeira, Mara Rodrigues, e a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Ana Valente, sublinhando a importância da rede institucional de apoio social e comunitário.

O anfitrião da iniciativa, Ricardo Silva, presidente da Associação Garota do Calhau, e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Guido Gomes, conduziram uma breve visita guiada às instalações antes do almoço, dando a conhecer o trabalho diário realizado junto da comunidade e as novas valências recentemente integradas no centro. Um dos temas destacados foi o crescente trabalho com utentes que sofrem de demência, um desafio que levanta novas exigências em termos de logística, resposta técnica e apoio continuado.

Durante o convívio, Paula Margarido enalteceu a experiência de 20 anos da associação “na promoção de uma velhice digna, ativa e acompanhada”, valorizando o trabalho de proximidade e continuidade que a instituição mantém com a população sénior do Funchal. “O verdadeiro impacto social mede-se na constância e no cuidado diário. E esse é, sem dúvida, o património mais valioso da Garota do Calhau”, sublinhou.

A celebração dos Santos Populares voltou, assim, a ser um espaço de partilha intergeracional, identidade comunitária e afirmação do papel central que estas instituições desempenham na coesão social do Funchal.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas