Foram assinados, esta manhã, mais oito contratos para a realização de pequenas cirurgias, pela Câmara Municipal de Santa Cruz.
Dois dos munícipes, que aguardavam resposta do Sistema Regional de Saúde há 11 e 14 anos, foram agora contemplados com um apoio de 100% do valor da cirurgia, tornando emotiva a cerimónia, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.
Este programa social teve início em 2019, tendo já permitido retirar das listas de espera mais de 200 munícipes naturais de Santa Cruz, num investimento camarário que já ultrapassou o meio milhão de euros, conforme dá conta um comunicado enviado à imprensa.
O Programa de Apoio à Realização de Pequenas Cirurgias "tem na sua génese os crónicos problemas do Sistema Regional de Saúde, sendo que as listas de espera são uma das faces mais gravosas", expressa a Câmara Municipal.
Deste modo, a autarquia tem apoiado a realização de pequenas cirurgias, nomeadamente em áreas como a Oftalmologia, Ortopedia, Otorrino, Urologia, entre outras.
"É sobretudo um programa inclusivo que visa o bem-estar daqueles que não conseguem ter acesso a cuidados de saúde privados", concluem.
Mónica Rodrigues